quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Educação na mídia

A letra cursiva está com os dias contados?

Ela está sendo abandonada nos Estados Unidos, mas no Brasil escrever à mão ainda impera no período de alfabetização

Fonte: Gazeta do Povo (PR) em 23 de Agosto de 2011.

Aos 4 anos, Laura Paludzyszyn D’Avila Cargnin já sabia escrever usando o computador. Isso porque adorava um jogo on-line que exigia a associação de letras e figuras. Durante o 1.º ano do ensino fundamental não teve problemas na Escola, mas assim que Laura passou para o 2.º a dor de cabeça começou.

“Ela teve de começar a escrever a letra cursiva e a usar um caderno de caligrafia, o que odiava”, conta a mãe de Laura, a empresária Ana Paula Palu­­dzyszyn. Hoje, com 8 anos e no 3.º ano, Laura está mais habituada à letra de mão, e feliz da vida por ter aposentado o caderno de caligrafia.

“Ela aprendeu a escrever das duas formas, mas faz confusão com a letra cursiva, pois cada um enfeita de um jeito, faz voltinhas nas letras, então ela tem dificuldade”, conta a mãe. 


Nos Estados Unidos, cada vez mais as crianças não precisam se preocupar com as letrinhas desenhadas e a bela caligrafia. A exigência e o ensino da letra cursiva perde força na maior parte dos estados e dá lugar à letra de forma e à digitação.


Com o crescente contato com novas tecnologias, como celulares, computadores e tablets, essa tendência de abandono da letra cursiva e a adoção maior da letra de forma (que também é chamada de letra bastão ou de máquina) tornam-se cada vez mais fortes e preocupam pais e professores.alfabetização.


Aprender é o mais importante

Escrever com a letra cursiva é importante, mas ainda é preciso garantir que a criança seja alfabetizada e adquira conhecimento. A opinião é da psicopedagoga Priscilla Santana Van Kan.

Em seu consultório, ela recebe crianças com problemas de escrita, encaminhadas por neurologistas, Escolas e pais. “O primeiro passo é avaliar a escrita. Muitas vezes ajuda trocar a letra cursiva pela de forma em caixa alta, que permite melhor visualização”, diz.


Se pudesse optar, João Pedro Castanha, 9 anos, só escreveria com a letra de forma. A mãe dele, a comerciante Ivone Castanha, 51 anos, diz que o uso da letra cursiva foi tão exigido do menino em seus primeiros anos na Escola que acabou levando a um trauma.


“Ele ficou revoltado. Quando tem lição de casa, tem medo e diz que não vai conseguir. Só saem rabiscos”, diz. O dia a dia na Escola estava tão estressante – o menino repetiu o ano duas vezes –, que agora ele tem acompanhamento profissional.


“Quando era pequeno, não cobravam dele a parte motora. Depois, passaram a focar na letra cursiva e deixaram de lado o conhecimento. Neste ano já me disseram que vão passá-lo, pois ele está bem triste em ver os amigos passando de ano e ele não, mas nem sei se é a melhor ideia. Ao menos com o acompanhamento profissional ele parece estar melhorando”, conta Ivone. 


Deixar de escrever usando a letra de mão é prejudicial às crianças? Essa é uma discussão que divide os especialistas. Para a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutora em Educação Araci Asinelli da Luz, a escrita é importante para desenvolver a psicomotricidade fina, fundamental para o desenvolvimento psicomotor.


“Veja a dificuldade que alguns adultos e idosos, ao ingressar no EJA [Educação de Jovens e Adultos], apresentam ao segurar um lápis ou caneta pelo fato de não terem desenvolvido esta habilidade na idade propícia. Quanto mais estimulado o cérebro, mais sinapses ele faz, aumentando sua capacidade. E o olhar e o uso das mãos, em especial os polegares, têm grande influência no desenvolvimento das sinapses”, diz. 


Por sua vez, o psicólogo e doutorando em Educação pela UFPR Maurício Wisniewski, afirma que mesmo com a diminuição do uso da escrita, as habilidades manuais continuam sendo exercitadas. “Outras coisas dependem hoje de manejo tanto quanto escrever a caneta ou lápis. Jogar videogame e escrever em computadores e tablets exige habilidade motora para segurar e tocar a tela”, diz.


Substituição da escrita ocorre gradualmente

No Brasil, as crianças começam a identificar as letras e a escrevê-las usando a letra de forma, mas depois precisam adotar a cursiva. A escolha deveria ser do aluno, diz a pedagoga Evelise Portilho, coordenadora do curso de Psicopeda­­gogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

“Não há lógica dizer que ela deve começar com a cursiva e não pode usar a outra, ou o contrário. Não há fator claro que comprove que uma letra é mais benéfica que a outra para a aprendizagem”, diz.


Para a mestre em Educação e Profissionalização e especialista em Metodologia do Ensino Margarete Terezinha de Andrade Costa, professora da Estácio, um tipo não deve substituir o outro.


“Não há necessidade de se eliminar a letra cursiva em razão do aumento do uso da letra de forma. As duas devem conviver. A letra de forma é o suporte da comunicação digital, mas em várias situações aparecerá a letra cursiva e todos devem ter a oportunidade de conhecer e usar”, diz.


Margarete lembra também que, na escrita, não se pode esquecer da legibilidade e da diferenciação de letras maiúsculas e minúsculas, que devem ser respeitadas por conta da normatização da língua.


A letra de mão é usada sobre o papel há cerca de 7 mil anos e há algumas décadas uma letra bem desenhada era um sinal de status. “Hoje o status está mais ligado a pessoa ser midiática, ter redes sociais e ferramentas tecnológicas. Nos últimos anos as pessoas estão cada vez com mais dificuldade em usar o caderno e a letra cursiva e raramente estão preocupadas com a estética da letra”, afirma o psicólogo Maurício Wisniewski. 


Entre vantagens e desvantagens de ambos os lados, em vez de serem vistos como vilões, os recursos tecnológicos podem ser vistos como parceiros da escrita, segundo Margarete.


“Eles possibilitaram o aumento do ato de escrever e os jovens comunicam-se pela escrita cada vez mais. Mesmo cometendo erros gramáticos severos, deve-se considerar que o ato de comunicação está realizando-se com eficiência. Erros ortográficos são mais fáceis de corrigir que bloqueios na comunicação”, afirma.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Projeto de Lei 267/11



A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino.


Em caso de descumprimento, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente.

A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante.
 

INDISCIPLINA

De acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, em muitos casos, acabam sem punição.


O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 Arquivo recebido da Advogada e amiga Andréia Barboza, onde afirma que ainda não sabe da conclusão dos fatos, mas acompanhará por ser uma excelente iniciativa.

CARTA ABERTA...

DE ELIANE SINHASIQUE (jornalista e publicitária) PARA RENATO ARAGÃO (o Didi da REDE GLOBO DE TELEVISÃO).

Repassando o desabafo de uma Jornalista e Publicitária.


Querido Didi,

Há alguns meses você vem me escrevendo pedindo uma doação mensal para enfrentar alguns problemas que comprometem o presente e o futuro de muitas crianças brasileiras. Eu não respondi aos seus apelos (apesar de ter gostado do lápis e das etiquetas com meu nome para colar nas correspondências). Achei que as cartas não deveriam ser endereçadas a mim.

Agora, novamente, você me escreve preocupado por eu não ter atendido às suas solicitações. Diante de sua insistência, me senti na obrigação de parar tudo e escrever uma resposta. 

Não foi por " algum motivo " que não fiz a doação em dinheiro solicitada por você. São vários os motivos que me levam a não participar de sua campanha altruísta (se eu quisesse poderia escrever umas dez páginas sobre esses motivos).
Você diz, em sua última carta, que enquanto eu a estivesse lendo, uma criança estaria perdendo a chance de se desenvolver e aprender pela falta de investimentos em sua formação!
Didi, não tente me fazer sentir culpada. Essa jogada publicitária eu conheço muito bem. Esse tipo de texto apelativo pode funcionar com muitas pessoas, mas, comigo não.

Eu não sou ministra da educação. Não ordeno e nem priorizo as despesas das escolas e nem posso obrigar o filho do vizinho a frequentar as salas de aula.

A minha parte eu já venho fazendo desde os 11 anos de idade, quando comecei a trabalhar na roça para ajudar meus pais no sustento da família.
Trabalhei muito e, te garanto, TRABALHO NÃO MATA NINGUEM ! Muito pelo contrário, faz bem! Estudei na escola da zona rural, fiz Supletivo, estudei à distância e muito antes de ser jornalista e publicitária eu já era uma micro- empresária. 


Didi, talvez você não tenha noção do quanto o GOVERNO FEDERAL tira do nosso suor para manter a saúde, a educação, a segurança e tudo o mais que o povo brasileiro precisa. 

Os impostos são muito altos! Sem falar dos Impostos embutidos em cada alimento e em cada produto ou serviço que preciso comprar para o sustento e sobrevivência da minha família.
 
Eu pago pela educação duas vezes: pago pela educação na escola pública, através dos impostos, e na escola particular, mensalmente, PORQUE SOMENTE A ESCOLA PÚBLICA NÃO ATENDE COM ENSINO DE QUALIDADE QUE, ACREDITO, MEUS DOIS FILHOS MERECEM!
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->
Não acho louvável recorrer à sociedade para resolver um problema que nem deveria existir, pelo volume de dinheiro arrecadado em nome da educação e de tantos outros problemas sociais!

O que está acontecendo, meu caro Didi, é que os administradores dessa dinheirama toda não veem a educação como prioridade !

PARA ELES, A EDUCAÇÃO LHES RETIRA A SUBSERVIÊNCIA E ESSE FATO, POR SI SÓ, NÃO INTERESSA AOS POLÍTICOS QUE ESTÃO NO PODER. POR ISSO, O DINHEIRO ESTÁ SAINDO PELO RALO; ESTÃO JOGANDO FORA, OU APLICANDO MUITO MAL!

Para você ter uma idéia, na minha cidade cada alimentação de um presidiário custa para os cofres públicos R$ 8,82 (oito reais e oitenta e dois centavos), enquanto que a merenda de uma criança na escola pública custa R$ 0,20 (vinte centavos)! O governo precisa rever suas prioridades, você não concorda? Você pode ajudar a mudar isso! Não acha?

Você diz em sua carta que não dá para aceitar que um brasileiro se torne adulto sem compreender um texto simples ou conseguir fazer uma conta de matemática. Concordo com você!

É por isso que sua carta não deveria ser endereçada à minha pessoa. Deveria ser endereçada à Presidente da República !!!
Ela é "a cara" !!! Ela é quem tem a chave do cofre e a vontade política para aplicar os recursos !

Eu e mais milhares de pessoas só colocamos o dinheiro lá para que ela faça o que for correto e necessário para melhorar a qualidade de vida das pessoas do país, sem nenhum tipo de distinção ou discriminação. MAS, NÃO É O QUE ACONTECE !!! 

No último parágrafo da sua carta, você joga, mais uma vez, a responsabilidade para cima de mim, dizendo que as crianças precisam da "minha doação" e que a "minha doação" faz toda a diferença...
Lamento discordar de você, Didi !!! Com o valor da doação mínima de R$ 15,00 (quinze reais) eu posso comprar 12 quilos de arroz para alimentar minha família por um mês, ou posso comprar pão para o café da manhã para 10 dias!!!

Didi, você pode até me chamar de muquirana, não me importo, mas, R$ 15,00 (quinze reais) eu não vou doar! Minha doação mensal já é muito grande. Se você não sabe, eu faço doações mensais de 27,5% de tudo o que ganho !!!
Isso significa que o governo leva mais de um terço de tudo que eu recebo e posso te garantir que essa grana, se ficasse comigo, seria muito melhor aplicada na qualidade de vida da minha família!
Você sabia que para pagar os impostos eu tenho que dizer NÃO para quase tudo que meus filhos querem ou precisam?
Meu filho de 12 anos quer praticar tênis e eu não posso pagar as aulas que são caras demais para nosso padrão de vida. Você acha isso justo? Acredito que não. Você é um homem de bom-senso e saberá entender os meus motivos para não colaborar com sua campanha pela educação brasileira.
Outra coisa Didi, MANDE UMA CARTA PARA A PRESIDENTE "DILMA" pedindo para ela selecionar melhor os ministros e também os professores das escolas públicas! Só escolher quem, de fato, tem vocação para ser ministro e para o ensino. 

Melhorar os salários daqueles profissionais também funciona para que eles tomem gosto pela profissão e vistam, de fato, a CAMISA DA EDUCAÇÃO! Peça para ela, também, fazer escolas de horário integral, escolas em que as crianças possam, além de ler, escrever e fazer contas, possam desenvolver dons artísticos, esportivos e habilidades profissionais. DINHEIRO PARA ISSO ESTÁ SOBRANDO SIM!

Diga para ela PRIORIZAR A EDUCAÇÃO e utilizar melhor os recursos.

Bem, você assina suas cartas com o pomposo título de Embaixador Especial do Unicef para Crianças Brasileiras e eu vou me despedindo assinando...

ELIANE SINHASIQUE - MANTENEDORA PRINCIPAL DOS DOIS FILHOS QUE PARI !!!

P.S1*: Não me mande outra carta pedindo dinheiro. Se você mandar, serei obrigada a ser mal-educada: vou rasgá-la antes de abrir.

PS2*: Aos otários que doaram para o criança esperança, fiquem sabendo: AS ORGANIZAÇÕES GLOBO ENTREGAM TODO O DINHEIRO ARRECADADO À UNICEF E RECEBEM UM RECIBO DO VALOR PARA DEDUÇÃO DO SEU IMPOSTO DE RENDA !!! 

Para vocês a Rede Globo anuncia: Essa doação não poderá ser deduzida do seu imposto de renda !

SABEM POR QUÊ? PORQUE É ELA QUEM O FAZ ! 

PS3*: E O DINHEIRO DA CPMF QUE PAGAMOS DURANTE 11(ONZE) ANOS? 

MELHOROU ALGUMA COISA NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE DURANTE ESSES ANOS?

BRASILEIROS PATRIOTAS (são feitos de idiotas!)


ISTO DEVERIA CHEGAR A BRASÍLIA, NÃO ACHAM ?

PARABÉNS A MAIS UMA MULHER QUE NÃO SE DEIXA CORROMPER FAZENDO A DIFERENÇA!!
E DA PRÓXIMA VEZ, POR MAIS QUE SINTA VONTADE NÃO RASGUE A CARTA(ACONSELHO) APROVEITE PARA ACRESCENTAR A SUA BRILHANTE CRÍTICA OS 100 BILHÕES QUE VÃO SER GASTOS NA COPA DO MUNDO(Grifo meu).

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

EstilosEaD Conf. Ibero Americana WWW/Internet 2011 en Rio de Janeiro, Brasil - envío de trabajos (última llamada): 5 Septiembre


Llamada a la Participación con la Presentación de Trabajos en Español --

-- Plazo Limite de Envío (última llamada) - 5 Septiembre 2011 --

Conferencia IADIS Ibero-Americana WWW/Internet 2011
5 al 7 de Noviembre 2011, Rio de Janeio, Brasil

* Charla Invitada
Professora Claudia Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
* Alcance
La Conferencia IADIS Ibero-Americana WWW/Internet 2011 busca atacar los temas centrales de preocupación dentro de la comunidad Internet. La WWW e Internet han tenido un enorme desarrollo en los años recientes. Los aspectos críticos de esta tecnología no son sólo tecnológicos pues  han surgido otros focos de interés. Esta conferencia tiene como objetivo cubrir tanto los aspectos técnicos como los no técnicos (sociales, educativos, etc) relacionados con la WWW e Internet.

* Formato de la Conferencia
La conferencia incluirá disertaciones invitadas y presentaciones orales. Los libros de actas de la conferencia de publicarán en un libro y en versión electrónica (CD-ROM) con ISBN.

* Las contribuciones en Español pueden ser:
Trabajos Largos, Trabajos Cortos, Artículos Reflexión, Posters / Demostraciones, Tutoriales, Paneles y Consorcio Doctoral.

* Áreas de Interés
Las áreas de interés de WWW/Internet incluyen las siguientes aunque no están limitados a ellas:

Web 2.0
- Sistemas Colaborativos
- Redes Sociales
- Folksonomias
- Wikis y Blogs distribuidos
- Programación Web y Mashups
- Sistemas de valoración y etiquetado por usuarios (user rating)
- Periodimo Ciudadano

Web Semántica y XML
- Arquitecturas para la Web Semática
- Middleware para la Web Semántica
- Servicios Web Semánticos
- Agentes para la Web Semántica
- Ontologías
- Aplicaciones de la Web Semántica
- Gestión de Datos en la Web Semántica
- Recuperación de información en la Web Semántica

Aplicaciones y Usos
- Teleformación (e-learning)
- Comercio y Negocio Electrónico (e-Commerce / e-Business)
- Gobierno Electrónico (e-Government)
- Medicina Electróica (e-Health)
- e-Procurement
- Sociedad Electrónica (e-Society)
- Bibliotecas Digitales
- Servicios Web/ Software de Servicio (SaaS)
- Interoperabilidad de Aplicaciones
- Tecnologías Multimedia para la Web

Servicios, Arquitecturas y Desarrollo Web
- Web Inalámbrica
- Web Móvil
- Computación Grid/Cloud
- Métricas Web
- Estándares Web
- Arquitecturas de Internet
- Algoritmos de Red
- Arquitecturas de Red
- Computación de Red
- Gestión de Redes
- Rendimiento de la Red
- Tecnologías para Distribución de Contenidos
- Protocolos y estándares
- Modelos de Tráfico

Temas de Investigación
- Ciencia Web
- Gestión de Derechos Digitales
- BioInformatica
- Interacción Persona-Ordenador y Usabilidad
- Seeguridad y Privacidad en la Web
- Sistemas de Reputación y Confianza Online
- Minería de Datos (Data Mining)
- Recuperación de Información
- Optimización de Motores de Búsqueda

Experiencia y Práctica Industrial
- Aplicaciones Empresariales
- Casos de Estudio en Empresas
- Sistemad de Información Empresariales

* Fechas Importantes
Plazo Limite de Envío (última llamada) - 5 Septiembre 2011
Notificación a los Autores (última llamada) – 30 Septiembre 2011
Envío de Versiones Finales y Registro Temprano (última llamada)  - Hasta el 12 Octubre 2011
Registro Tardío (última llamada)  - Después del 12 Octubre 2011

* Ubicación
La conferencia se realizará en Rio de Janeiro, Brasil, 5 al 7 de Noviembre 2011.

* Secretaría
Conferencia IADIS Ibero-Americana WWW/Internet 2011
Rua S. Sebastiao da Pedreira, 100, 3
1050-209 Lisboa, Portugal

* Comité Científico
Co-Chairs:
Flávia Maria Santoro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil
Vânia Ribas Ulbricht, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
José María Gutiérrez, Escuela Politécnica de la Universidad de Alcalá, España
Pedro Isaías, Universidade Aberta, Portugal

Miembros del Comité

 Enviado pela Professora 
 Dra Daniela Melaré Vieira Barros

DEED - Depatamento de Educação e Ensino a Distância

Universidade Aberta - http://www.uab.pt/
Campus do Taguspark
PORTUGAL