Fiz o curso de design de
animação para Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no Instituto Brasileiro de
Design Instrucional(IBDIN). O curso é composto de 8 módulos a distância cuja Programação foi realizada da seguinte forma: Módulo 1 - Introdução ao
flash, Módulo 2 - Introdução a animação no flash, Módulo 3 - Guia de Movimento,
Máscara e Painel Action,
Módulo 4 - Design do Personagem ou Avatar I, Módulo 5 - Design de Personagem
ou Avatar II , Módulo 6 - Movimentação de Corpo, Módulo 7 - Ferramentas de Texto, Módulo 8 - Introdução da Animação
no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O curso segue conforme marketing do
site. Excelente! Adorei, embora tenha duvidado de minha mera/pouca ou quem sabe, minima capacidade. Pensei
no primeiro módulo em desistir diante de tanta técnica, afinal dizem por aí que
pedagogo não chega a tanto, não apresentamos tamanha capacidade. Nossa formação
nos ajudou a cuidar de crianças e por isso mantemos alguns discursos
repetitivos na educação e que ninguém aguenta nos escutar.(Nessa afirmativa
corriqueira já analiso: Isso sim é um discurso repetitivo de “Maria vai com as
outras”, cadê o “aporte teórico”? Tem fundamento? )
Considerando as
diversidades de profissionais matriculados e de áreas completamente diferentes,
onde de pedagoga e atuante na educação só tinha Euzinha, decidir relatar uma
discussão muito legal e que pendura há um bom tempo na educação, mas que
compreendo como equívocos de mal informados.
Bom, nesse meu percurso
entre um curso e outro tentando aperfeiçoar a prática docente tenho escutado
colegas relatar em discussões acadêmicas que alguns profissionais de áreas
muito específicas e técnicas, dizem que "O pedagogo tem discurso
fácil", entre outros. Ainda no
curso me deparei e mantive contato não só na plataforma do curso como em redes
com profissionais que discursava o respeito às áreas e admitiram: "técnico é técnico precisamos estudar muito
para adquirir a competência pedagógica de um pedagogo"(Fala de um
pós-doutor da área técnica/webdesing), outro profissional de projetos de
treinamento coorporativo expressou: “O pedagogo tem especificidades únicas,
antes de julgar é preciso fazer o curso para saber”. E no final me fez a
pergunta: São quantos anos mesmo, Josivania Freitas? Bem, sou uma mera e
simples aluna(eterna aprendiz) que acompanhou esse discurso na plataforma e
fiquei admirada(por que não dizer, emocionada) com a humildade de mestres, doutores(matriculados no curso), pós-doutores(mediadores
técnicos) e que inclusive, propôs juntar as “competências e habilidades” de
cada área, mostrando que "cada um deve ocupar o seu lugar".
No desenrolar da discussão fiquei refletindo sobre como esse discurso é conhecido e o que nos deparamos na prática? Percebemos o apontar e atirar pedras sob as contribuições, em
especial e lógico, do pedagogo. Se é para crucificar, ele é a pessoa ideal.
Tudo que ele fala quando não é simples demais é fácil e todos podem ser e
assumir seu papel. Muitos, dos que apontam e juram que tem competência suficiente para tal, são profissionais “tão prontos” e porque não dizer donos da verdade. Eles esquecem que
críticas inadequadas podem inibir ou desestimular a ação do outro;Ah! mas não é função de quem julga observar esses detalhes, não é mesmo?(Alguém pensou nisso?) Aff! Já ia esquecendo: Isso é coisa de
pedagogo, eles falam demais, perguntam, questionam tanto que enjoam. Mas, enfim
só ele será capaz de ter a sensibilidade de analisar o que fez o outro “travar”.
Isso é fato!
As discussões no curso só
confirmou que ainda não falamos muito, mas o que falamos sempre vai incomodar
os intolerantes que dizem estar "abertos para aprender com nossos
questionamentos". O falar do pedagogo não fica apenas no discurso ele
também se efetiva na prática. Esse ainda é o problema e o incômodo, analiso.
Fica para refletir: Se o
discurso do Pedagogo é tão fácil, simples, simplório, porque permanecemos 4
anos numa universidade e em muitos casos até nos especializamos? Seria para
refletir contos de fadas? Penso que o que falta em muitos profissionais é sair do
famoso mito da caverna como dizia Platão na antiga Grécia.
Não sei se vão apreciar a dica, mas não poderia deixar de indicar.
Afinal de contas foi Libâneo(Pedagogo) que nos perguntou: Pedagogia e Pedagogo para quê?