segunda-feira, 21 de outubro de 2019

INCLUSÃO SOCIAL NA ÁREA EDUCACIONAL


“Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais”. ( Peça de teatro: Vozes da Consciência, BH).

Sábado, 19/10, aconteceu o último encontro da disciplina- "Inclusão Social na Área Educacional", na UNINABUCO-Recife-PE.

Gratidão as especializandas( professoras, coordenadoras e diretoras) que não desistem de aprender. Alunas acessíveis às mudanças, pois compreendem que não podem permanecer usando métodos que não contemplam práticas mais ativas no processo de ensino e aprendizagem. Temos novas demandas de aprendizes imersos as tecnologias digitais. Se não houver leveza, sensibilidade e flexibilidade para entender que receitas não existem, será difícil compreender as competências exigidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para atuar pedagógica e psicopedagogicamente. É necessário inovar, mas sobretudo com a consciência didático-pedagógica do que pode ser significativo no processo para aprendizagem. 

Vivência nos três encontros:



PS: A BNCC-  é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.