Pensando as experiências a partir de projetos que
vivenciei na prática pedagógica, compartilho dicas de um breve roteiro que pode
ser considerado como “etapas de um projeto didático”, contudo, não é uma
receita ou mais um modelo “pronto e acabado”.
I. Sensibilização:
diálogo incentivador com o ciclo de aprendizagem (nível escolar) resgatando
situações vivenciadas em sala de aula que possa suscitar dúvidas, curiosidades,
entre outros;
II.
Socialização: o
que foi aprendido e o que, ainda, desejam. (Justificativa);
III.
Formulação:
interação do que desejam aprender e para que desejam aprender.( Objetivo do
projeto);
IV. Organização: o
que pretendemos fazer? Planejamento cooperativo (interação e socialização de
ideias);
V.
Elaboração:
realização das ações planejadas com todos os registros possíveis do desenvolvimento
do projeto. (Desenvolvimento);
VI.
Culminância:
socialização do resultado do projeto, através de uma apresentação geral com os
participantes;
VII. Auto-avaliação e Avaliação: retomada do planejamento socializado, visando o processo
da trajetória vivenciada, dificuldades, contribuições e avanços.
I.
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