terça-feira, 2 de julho de 2013

Os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro

Durante muitos anos estudei e lecionei a disciplina Filosofia. Edgar Morin é um dos grandes Educadores em que eu sempre me inspirei nas leituras e admiro. De algumas das obras que li uma é muito especial: "Os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro".

Por este motivo decidi deixar algumas concepções do que internalizei e resumi com base no autor adaptando a realidade das turmas para expor no virtual, já que durante meu percurso acadêmico, costumava ler e deixar o registro em um caderno dos livros que me inspirava fazendo-me ter prazer em ler mais e mais....

Inicialmente é importante salientar que  a obra "os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro" não é um credo, compreendo que são modalidades que devem ser redefinidas pelo educador.

Para essa afirmativa analisei em discussão, no ensino médio, o texto: "É preciso não destruir a ideia da disciplina"(Filosofia e Sociologia), por Werne Heisenberg (1927), autor que construiu o famoso princípio da incerteza...

O Primeiro Saber- O Erro e a Ilusão:  está voltado para a assertiva de que a ciência sempre procurou afastar o erro de sua concepção. Podemos constatar a partir das ações praticadas, quando tudo que estava errado tinha que ser integrado para averiguação. Só desta forma poderia ocorrer o avanço. Por isso a essência do primeiro saber está voltada para o avanço. Sem a busca da descoberta para transformação não sairemos do erro tão pouco das ilusões que podem interferir numa possibilidade de reconhecimento sobre algo.(MORIN,2004, p.19-20).

O Segundo Saber-Conhecimento Pertinente: o que é? Aprendemos que, o que nos foi legado foi a ideia de fragmentação.  O que significa, infelizmente, afirmar é quanto mais fragmentamos as disciplinas, melhor o conhecimento avança.  Quanto mais separamos as ciências da natureza, as ciências da cultura, melhor. Da forma que o sistema deseja, logico. Quer dizer que a ciência do conhecimento pertinente vai na contramão dessa ideia  É preciso não destruir a ideia da disciplina, mas reorganizá-las, articular as ideias disciplinares em outro contexto. A ciência atual já o faz. Assim temos como exemplo: a ecologia é a ciência que junta áreas de conhecimentos, as mais variadas. O ecólogo tem que ser simultaneamente um biólogo, antropólogo e filósofo. Pelo menos é necessário essas incumbências do profissional, pois a ideia do conhecimento pertinente, seria uma forma defendida contra a fragmentação e não para a fragmentação. O que vivenciamos na educação atual, em sua grande maioria, é um verdadeiro tiro pela culatra.(MORIN,2004, p.19-20).

O Terceiro Saber- Ensinar a Condição Humana: a condição humana está direcionada a seres capazes de crescer intelectualmente pela própria condição de vida humana em que compreende-se estarem prontos para produzir e compreender com seus significados. Tendo em vista que possuem seus limites e afinidades para áreas diferenciada, o que configura uma aprendizagem em  complemento do outro enquanto Condição humana e co-criação. Conforme compreende-se o potencial humano caminha em conjunto com outros pela colaboração e interação constituindo saberes.

O Quarto Saber- Ensinar a Identidade Terrena: nos questionamos: O que é a terra? Logo refletimos: é a nossa terra pátria. A partir da pergunta direta, percebemos o que realmente é necessário pensar com os educandos. É necessário ensinar que a terra é um pequeno Planeta que precisa ser sustentado a qualquer custo, a ideia da identidade terrena está ligada a ideia da sustentabilidade. O que significa conseguir um Planeta Sustentável? Significa simplesmente ou complexamente construir um planeta que seja viável a futura geração. Se não conseguimos manter o planeta sustentável, certamente, dará sinais de irritabilidade. Como já está acontecendo.(MORIN,2004, p.47-48).

O ser humano é a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico. Esta unidade complexa da natureza humana é totalmente desintegrada na educação por meio das disciplinas, tendo se tornado impossível aprender o que significa ser humano. É preciso restaurá-la, de modo que cada um, onde quer que se encontre, tome conhecimento e consciência, ao mesmo tempo de sua identidade complexa e de sua identidade comum a todos os outros seres humanos. (MORIN, 2004, p.15)

O Quinto Saber- Enfrentar as Incertezas: A ideia cartesiana construiu a hipótese que tudo que é científico pertence ao membro da certeza. Em 1927 Werne Heisenberg construiu seu famoso princípio da incerteza, por isso foi agraciado com o prêmio Nobel. E o que nos diz o princípio da incerteza? Que um determinado elemento atômico pode se comportar simultaneamente como onda e partícula. Nós, humanos, somos partículas e onda como seres portadores de muitas multiplicidades. 

Precisamos ensinar nas escolas a ideia da incerteza. Nossos aluno(a)s precisam perceber essa fragmentação para avançar suas concepções.O conhecimento científico nunca deve ser um produtor absoluto de certezas, ele deve ser crivado pela ideia da incerteza. A incerteza seria o que comandaria a voz do saber, o avanço da cultura(sem certezas), seria incorporar essa ideia nos ensinos de Geografia, História, Filosofia, Línguas, Química, Física, Matemática. Perceber que tudo que foi criado pelo homem é crivado pela ideia da incerteza. Portanto, cabe refletir, analisar...[...] (WERNE HEISENBERG ,1927).

O Sexto Saber- Ensinar a Compreensão: a ideia deve ser o fim e o meio da comunicação humana. A compreensão humana deve ser voltada para comunicação. Se observarmos as instituições de ensino no geral são caracterizadas pela incompreensão, ou seja, disciplinas que brigam com outras, departamentos que não se entendem com outros, áreas de conhecimento que não falam com outras. Seria preciso introduzir o ensino da compreensão nos currículos de qualquer nível. Poderíamos estender o conceito de compreensão ao próprio planeta. O planeta precisa de mais compreensão. Hoje olhando para nossa terra pátria, percebemos que, o que o caracteriza é a incompreensão em todas as partes; Políticas, Ideológicas, Econômicas e Religiosas.

O Sétimo Saber: A Ética do Gênero Humano: ética  palavra complexa, poderemos resumir dizendo que a ética significa apenas " Não desejar para os outros aquilo que não queremos para nós"(Prática). A ética do gênero humano é ANTRO POÉTICA  Logo, ANTROPO= HOMEM. O ensino da antro poética deveria ser introduzido nas escolas, pois ela está ancorada em três segmentos: Primeiro- Indivíduo, Segundo- Sociedade e Terceiro- Espécie. Portanto precisaríamos encontrar uma antro poética que religasse indivíduo, sociedade e espécie e não os mantivesse separados como nos dias atuais.

Referência: MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro.2004.



sábado, 2 de março de 2013

Curso "Apresentação de Teleaula"


Artigos em PDF
O curso "Apresentação de Teleaula" é ofertado a modalidade a distância pela professora Patricia Rodrigues. O curso tem a proposta de preparar e capacitar professores para trabalhar com educação a distância.

O objetivo: mostrar as possibilidades de criação, desenvolvimento e produção da teleaula, além de preparar o professor a ministrar aulas em vídeo. 

No curso é  abordado temas essenciais para os profissionais de educação a distância, como: linguagem audiovisual - o uso de imagens, vídeos, filmes, e infoarte para enriquecer a aula; e a apresentação em TV.

O curso também orienta na teoria e na prática a correta utilização da postura, da voz, dos gestos, da maquiagem, o posicionamento diante das câmeras, vestuário adequado, comportamento em entrevistas por meio de dinâmicas diversas e teorias.

Produção de Slides para apresentação em vídeo e avaliação
Bom, eu fiz o curso e recomendo. Diversas possibilidades são articuladas no processo ensino e aprendizagem e existem profissionais capacitados para avaliação necessária durante o percurso. Alguns exemplos:

Tutorial








Vamos lá!

A Patrícia Rodrigues é super didática, inova a plataforma, orienta, se disponibiliza a qualquer interface necessária.

A duração do curso é de 30 dias com carga horária de 40 horas.

A modalidade é a distância em ambiente virtual MOODLE
 Próxima turma: maio/2013. Vagas limitadas.

 Mais informações: patricia.rodrigues@teleaulaead.com.br

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA



O Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia na Educação da Universidade Federal de Pernambuco (NEHTE/UFPE) informa que foram reabertas as inscrições para o curso de especialização a distância em Tecnologias aplicadas à aprendizagem de língua portuguesa. O curso conta com o apoio do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE.

O curso contém 12 módulos, cada um deles com carga horária de 30 horas e duração de 30 dias. Estão programados dois encontros presenciais durante os 15 meses de curso. Cada módulo será realizado por um professor doutor, que produziu o conteúdo, com o apoio de um tutor, ambos vinculados à UFPE.

O curso - que precisou ter o calendário alterado e o início adiado devido a greve das universidades federais em 2012 - é destinado a educadores das diversas áreas das Ciências Humanas.

As vagas são limitadas e o investimento é de 15 parcelas no valor de R$ 270,00 cada. A seleção dos candidatos acontece ainda em janeiro e o início das aulas online está programado para o próximo dia 04 de fevereiro.

METODOLOGIA - O curso funciona no ambiente de aprendizagem Moodle, uma das plataformas mais utilizadas em cursos a distância nas Instituições de Ensino Superior (IES), principalmente nas Universidades Federais e nos Institutos Federais de Tecnologia. Neste ambiente virtual de aprendizagem, os alunos inscritos terão disponíveis, além do conteúdo das disciplinas, fóruns para discussão e ferramentas de interação em tempo real. Todas as disciplinas utilizam conteúdos multimídia.

As atividades propostas em cada um dos módulos (disciplinas) contemplam a teoria e a prática, permitindo que o aluno vivencie ao máximo as situações reais em que as ferramentas tecnológicas devem ser utilizadas em sala de aula.

Ao final do curso, cada aluno deverá escrever uma monografia sobre tema ligado à aplicação de novas tecnologias como suporte para a aprendizagem da Língua Portuguesa.

CALENDÁRIO GERAL E ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO

InscriçõesAté 22 de fevereiro de 2013

Procedimentos para confirmação da inscrição
1.Preencher o formulário de dados cadastrais (etapa dispensável para aqueles que já realizaram a pré-inscrição em 2012) 
2. O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de matrícula no valor: R$11,00 (onze reais) e enviar o comprovante digitalizado ao e-mail do curso (secretaria@nehte.com.br) ou entregá-lo pessoalmente na sala do Nehte das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE.

Dados para pagamento:

FUNDAÇÃO FADE II - ESPEC LIN POR
Banco do Brasil
Agência 3613-7
Conta Corrente 232147-5

3. Enviar Currículo Lattes (ou o link) e suas comprovações na mesma mensagem de e-mail ou entregá-los presencialmente junto com o comprovante de pagamento.
4. Enviar também cópia autenticada do diploma da graduação na mesma mensagem de e-mail ou entregá-lo presencialmente junto com os demais documentos informados acima (documentos devidamente autenticados). 
Observação: Todos os documentos digitalizados devem ser enviados em um único e-mail, cujo assunto deve seguir o formato: Inscrição - Nome completo.

SELEÇÃO: 23/02/2013 da qual constará de Prova on-line sobre nível de conhecimento de Língua Portuguesa e sobre uso prático da Internet. O teste ocorrerá entre 9h e 12h no site do Nehte. Para ter acesso à Prova e à Redação on-line, o candidato inscrito receberá um login e uma senha em seu e-mail até 1h antes do início do Exame. O software está programado para funcionar em apenas um PC ou notebook e será encerrado automaticamente às 12h (horário de Recife). 

Divulgação dos aprovados: até 25 de fevereiro de 2013;

Matrículas: de 25 de fevereiro a 01 de março de 2013 (presencialmente ou por procuração);

Divulgação de 1º. Remanejamento: 02 de março de 2013;

Matrículas para Remanejados: de 04 a 05 de março de 2013;

Divulgação de 2º. Remanejamento: 06 de março de 2013;

Matrículas para Remanejados: de 07 A 08 de março de 2013;

1º Encontro presencial: 09 de março de 2013, no Miniauditório do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, das 8h às 10h30min., e, no Laboratório de Informática do CAC das 11h às 12h30min.

Início do curso: 11 de março de 2013
Vagas: 50
Investimento: 15 parcelas de R$ 270,00
Ambiente virtualhttp://www.nehte.com.br/ead/


Ambiente Virtual de Aprendizagem

Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educação (Nehte/UFPE)
http://nehte.com.br/ead/

sábado, 29 de dezembro de 2012

Desejo para 2013


Estamos caminhando e dentro de alguns dias, um Ano Novo vai chegar. Para mim uma nova estação que  chamo câmbio terrestre.  Caso você não se habilite em ser o maquinista, tente conquistar o lugar divertido de um simples e humilde passageiro. Para fazer valer seu embarque busque um lugar bem próximo à janela e insista em desfrutar, cada segundo, de visões maravilhosas sob as mais belas obras da natureza representada sob cada uma das paisagens que o tempo lhe favorecer. Sinta o  prazer de quem realiza a primeira viagem e não tem tempo para observar limitações e falhas do que seus olhos apontariam naturalmente; deixe fluir e sinta o magnetismo do que seus olhos veem e o coração sente. Procure não se assustar com os tropeços, abismos, decepções e curvas que não nos permite enxergar novos horizontes. 



Vamos aprender a curtir a viagem da vida, ela apenas se inicia em mais um ciclo que não se fecha em si só. Aprendamos observar cada obra de arte, arbusto, riacho, rio, poço, açude, beiras de estrada, tons mutantes de paisagens, entre outros, que estiverem sob nosso percurso terreno. Precisamos sempre desdobrar mapas corriqueiros e planejar roteiros. Fiquemos mais atentos em cada ponto de parada e prestemos mais atenção a cada som de partida; muitas das vezes ignoramos essa voz, por nos incomodar demasiadamente em meio as nossas aflições e psiquê "doente" por muitos fatores que encontramos e justificamos, mas que não conseguirmos assumir nem perceber a bola de neve e escuridão que formamos dentro de nós; infelizmente abrirmos portas e somos sempre tentados a visualizar o próximo sem enxergamos a nós mesmos. Mas, quando você decidir descer na estação, não hesite em abraçar com Fé e Coragem a Esperança que lhe acenou e tente aceitar, pois nada é por acaso. Elimine os empecilhos, as negatividades do Talvez.. Quem sabe... Veremos....Enobreça seu espírito e sem medo ou véu a cobrir seus sentimentos desembarque na estação dos seus sonhos sem receio do devir a ser... Afinal, como afirmou o filósofo Heráclito "nunca nos banhamos na mesma água de um rio".

Alimento o desejo que a sua viagem, pelos dias do próximo ano, seja sempre de PRIMEIRA CLASSE.

A todos que por aqui estiveram visitando, enviando e-mails com perguntas, etc; que comentaram colaborando..... Muito obrigada!

O texto é  meu, mas a inspiração..........Obrigada Senhor!

CiberBeijos!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

TOP BLOG 2012

O Blog CALDEIRÃO DE IDEIAS, esta concorrendo na categoria Internet ao Premio TOP BLOG 2012. 

 Confira o blog: http://caldeiraodeideias.wordpress.com/



Para os que nunca visitaram ou não conhecem o blog; conheça a ementa do Caldeirão de Ideias pelo Professor Autor: 

O Caldeirão de Ideias é um Blog destinado a pratica pedagógica, da inclusão digital e a informática educativa. Proposta de inovação tecnológica a serviço da educação e da inclusão(ROBSON FREIRE).

Considerando o processo de interação, colaboração e autoria em redes pelo professor Robson,gostaria de poder contribuir com o amigo EDUCADOR, solicitando aos meus demais amigos, alunos, orientandos,profissionais de áreas afins e os não afins, visitantes e seguidores de minhas redes que analisem as contribuições do Caldeirão de Ideias e não deixem de votar no BLOG CALDEIRÃO DE IDEIAS NA CATEGORIA INTERNET.

PARA VOTAR BASTA CLICAR NO LINK: http://goo.gl/I2SHK

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Publicação do livro Formação de professores para docência online

Enviado pela Professora Dra. Daniela Melaré, no grupo Estilos de aprendizagem, o lançamento do livro Formação de Professores para Docência Online, com as devidas apresentações enviadas pelo professor Dr.Marco Silva(organizador da publicação) no grupo.


*Apresentação 1

Por Marco Silva - Prof da Faculdade de Educação da UERJ

Atentos ao cenário marcado pela explosão da oferta de cursos na internet e pela carência da formação de professores para atuar na modalidade online, pesquisadores de doze programas de pós-graduação stricto sensu em Educação e em Comunicação – onze brasileiros e um português – se reuniram para enfrentar o seguinte problema: sem uma competente mediação docente não há educação autêntica. Os pesquisadores – orientadores, mestrandos e doutorandos – se mobilizaram em pesquisa interinstitucional realizada inteiramente online no ambiente Moodle para investigar contribuições específicas à formação da expertise capaz de lançar mão da feliz coincidência que faz encontrar em nosso tempo sociotécnico a dinâmica comunicacional da web 2.0 caracterizada como autoria, compartilhamento, conectividade e colaboração e os fundamentos da educação reconhecidos como autonomia, diversidade, dialógica e democracia.



*Apresentação 2 

Por Paulo Dias - Reitor da Universidade Aberta, Portugal.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE reúne o pensamento e reflexão dos autores e pesquisadores numa abordagem inovadora dos cenários emergentes da e-formação para a sociedade digital, a partir das práticas de interação, moderação e mediação no laboratório de ideias que foi o curso de especialização online conduzido por este grupo. Este laboratório de ideias permitiu a articulação profunda entre as tecnologias, em particular da web 2.0, e o desenvolvimento dos modelos e práticas da e-formação e constituiu o principal desafio, através da experiência dos contextos de docência online, para a cenarização e compreensão dos processos de educação e formação em rede na sociedade digital.


Informações específicas
www.saladeaulainterativa.pro.br 


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Novo Plano Nacional de Educação Aprovado.


IMAGEM MONTADA COM PRT DE VÍDEO

No dia 13 de junho do ano corrente, uma Comissão Especial da Câmara aprovou em caráter conclusivo o nosso NOVO Plano Nacional de Educação (PNE).  O PNE é o documento, aprovado conforme forma de lei, que dura dez(10) anos, e cuja função é orientar a política nacional para educação. Em 2001, durante o governo FHC, foi implantado e aprovado, o nosso primeiro PNE, através da lei  10172/2001, e vigorou até o ano passado, 2011.


Temos agora o NOVO PNE que durará do ano corrente, 2012 até 2021, o primeiro do Governo Dilma-Lula. A lei de 2001 propunha que até o ano de 2011 os investimentos públicos na educação chegariam a 7% do Produto Interno Bruto(PIB), mas passou longe do sonho de “consumo”. Pesquisas comprovam que até hoje, entre os governos citados-FHC, Lula e Dilma, esse valor não ultrapassou 5% do PIB, isso levando em consideração as três esferas de poderes: Federal, Estadual e Municipal. Se for considerar, apenas, os investimentos do Governo Federal, ainda continua vergonhoso, pois não chega a 3%. Pasmem!

Mas, a nova lei aprovada define como meta atingir 8% de investimento na Educação até 2021. Fiquei emocionada com o percentual, parece até que acordaram com os interessados em fazer valer uma educação mais digna. Não sei se leram as cartas erradas, mas a população desejava 10% do PIB para educação. Será que a cúpula inocente sabia disso?

Bom, um dos problemas dos PNEs é que somente eles podem definir um cronograma de investimento, deixando em aberto para o Governo decidir quanto irá aumentar ou não no investimento. Ou seja, de forma muito sutil o cano continua do mesmo tamanho, grossura, espessura e cada vez mais profundo para nossa classe sofrida e desvalorizada. 

O governo continuará investindo míseros 2,85 do nosso orçamento na educação. Enquanto destina quase 50% do orçamento para pagamentos de juros da dívida, que antes era externa e que, orgulhosamente, passou a ser interna. 
Muito lindo!!

O PNE foi lindamente votado em caráter conclusivo na Comissão Especial e está caminhando para sanção presidencial. Para que isso não ocorra, é necessário que algum parlamentar entre com um recurso e solicite votação em Plenário. 
Quem será o Chapolim Colorado que nos salvará???

Sou uma pessoa de fé, muito positiva e tento elevar meu otimismo, mas tem situações que está tão estampada que seria burrice insistir numa resposta positiva. Portanto, mesmo se aparecesse um “Chapolim colorado” a lutar pela causa eu, dolorosamente, afirmaria que a proposta do governo permaneceria

Até onde sabemos, houve pressão de todas as maneiras e votações foram adiadas por diversas vezes, evitando o desgaste público. Lutar por nossos direitos virou desgaste público? Chorei de emoção, como somos importantes!!

Conclusão: O governo utilizou todo o seu poder, conseguiu manobrar e aprovou o PNE como desejava- POUCO e vergonhoso recurso para EDUCAÇÃO e MUITO para BANQUEIROS.



quarta-feira, 27 de junho de 2012

Curso de design de animação para AVA gera calorosa discussão pedagógica -Qual foi o motivo?


Fiz o curso de design de animação para Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no Instituto Brasileiro de Design Instrucional(IBDIN). O curso é composto de 8 módulos a distância cuja Programação foi realizada da seguinte forma: Módulo 1 - Introdução ao flash, Módulo 2 - Introdução a animação no flash, Módulo 3 - Guia de Movimento, Máscara e Painel Action, Módulo 4 - Design do Personagem ou Avatar I, Módulo 5 - Design de Personagem ou Avatar II , Módulo 6 - Movimentação de Corpo, Módulo 7 - Ferramentas de Texto, Módulo 8 - Introdução da Animação no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O curso segue conforme marketing do site. Excelente! Adorei, embora tenha duvidado de minha mera/pouca ou quem sabe, minima capacidade. Pensei no primeiro módulo em desistir diante de tanta técnica, afinal dizem por aí que pedagogo não chega a tanto, não apresentamos tamanha capacidade. Nossa formação nos ajudou a cuidar de crianças e por isso mantemos alguns discursos repetitivos na educação e que ninguém aguenta nos escutar.(Nessa afirmativa corriqueira já analiso: Isso sim é um discurso repetitivo de “Maria vai com as outras”, cadê o “aporte teórico”? Tem fundamento? )

Considerando as diversidades de profissionais matriculados e de áreas completamente diferentes, onde de pedagoga e atuante na educação só tinha Euzinha, decidir relatar uma discussão muito legal e que pendura há um bom tempo na educação, mas que compreendo como equívocos de mal informados.
Bom, nesse meu percurso entre um curso e outro tentando aperfeiçoar a prática docente tenho escutado colegas relatar em discussões acadêmicas que alguns profissionais de áreas muito específicas e técnicas, dizem que "O pedagogo tem discurso fácil", entre outros.  Ainda no curso me deparei e mantive contato não só na plataforma do curso como em redes com profissionais que discursava o respeito às áreas e admitiram:  "técnico é técnico precisamos estudar muito para adquirir a competência pedagógica de um pedagogo"(Fala de um pós-doutor da área técnica/webdesing), outro profissional de projetos de treinamento coorporativo expressou: “O pedagogo tem especificidades únicas, antes de julgar é preciso fazer o curso para saber”. E no final me fez a pergunta: São quantos anos mesmo, Josivania Freitas? Bem, sou uma mera e simples aluna(eterna aprendiz) que acompanhou esse discurso na plataforma e fiquei admirada(por que não dizer, emocionada) com a humildade de mestres, doutores(matriculados no curso), pós-doutores(mediadores técnicos) e que inclusive, propôs juntar as “competências e habilidades” de cada área, mostrando que "cada um deve ocupar o seu lugar".

No desenrolar da discussão fiquei refletindo sobre como esse discurso é  conhecido e o que nos deparamos na prática? Percebemos o apontar e atirar pedras sob as contribuições, em especial e lógico, do pedagogo. Se é para crucificar, ele é a pessoa ideal. Tudo que ele fala quando não é simples demais é fácil e todos podem ser e assumir seu papel. Muitos, dos que apontam e juram que tem competência suficiente para tal,  são profissionais “tão prontos” e porque não dizer donos da verdade. Eles esquecem que críticas inadequadas podem inibir ou desestimular a ação do outro;Ah! mas não é função de quem julga observar esses detalhes, não é mesmo?(Alguém pensou nisso?) Aff! Já ia esquecendo: Isso é coisa de pedagogo, eles falam demais, perguntam, questionam tanto que enjoam. Mas, enfim só ele será capaz de ter a sensibilidade de analisar o que fez o outro “travar”. Isso é fato!

As discussões no curso só confirmou que ainda não falamos muito, mas o que falamos sempre vai incomodar os intolerantes que dizem estar "abertos para aprender com nossos questionamentos". O falar do pedagogo não fica apenas no discurso ele também se efetiva na prática. Esse ainda é o problema e o incômodo, analiso.

Fica para refletir: Se o discurso do Pedagogo é tão fácil, simples, simplório, porque permanecemos 4 anos numa universidade e em muitos casos até nos especializamos? Seria para refletir contos de fadas? Penso que o que falta em muitos profissionais é sair do famoso mito da caverna como dizia Platão na antiga Grécia.

Não sei se vão apreciar a dica, mas não poderia deixar de indicar. 

Afinal de contas foi Libâneo(Pedagogo) que nos perguntou: Pedagogia e Pedagogo para quê? 



quarta-feira, 30 de maio de 2012

Carta ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante


O valor do professor

Caro ilustríssimo sr. ministro,






 
Ouvi sobre a sua ignorância dos motivos de nossa greve nacional, e me senti compelido a esclarecê-lo (vício da profissão de professor, eu suponho). Peço desculpas se o meu português é ruim ou se a sequência das ideias é falha, mas esse é o meu valor. Se eu fosse mais capaz, estaria em uma profissão que me valorizasse mais. Seria ascensorista no senado, por exemplo, (ah, que sonho!). Como diria um vendedor de carros que eu conheço, ”quem mandou estudar, agora aguente”.

Falo de boca cheia, o sr. diria. Argumentaria que recebo muito mais do que a grande maioria da população brasileira, e eu lhe responderia que são poucos os cargos federais que pagam menos do que o magistério, que existem cargos de nível médio no executivo federal que pagam melhor do que os professores doutores recebem. e que o professor é importante para o crescimento da nação (aprendi isso no debate da Dilma candidata pareceu que ela realmente dá muito valor ao magistério. (votei nela). 

Mas magistério é um sacerdócio, não é mesmo? é uma profissão feita de abnegação. o que mais explicaria um médico desistir de clinicar para receber o salário de professor federal? Bom, talvez se ele fosse um médico excepcionalmente ruim, daí o salário de professor federal compensasse. Então ele poderia ser um bom professor. o grande motivo da nossa greve, sr. ministro, é a busca por valorização profissional. Tenho vários colegas professores cujo sonho de vida, hoje, é passarem em concurso para o mct, ou para o judiciário, e eu, quem sou eu? Para mim, economicamente falando, me bastaria o emprego de ascensorista no senado. o sr. tem filhos, sr. ministro? netos, talvez? Almeja uma educação com qualidade para eles? O sr. sonha com uma sociedade educada? Culta? Sonha com o Brasil se destacando no mundo como o Japão fez depois da segunda guerra? Como a Coréia hoje? 
O sr. sabe quais são as minhas condições de trabalho, sr. ministro? Sabe que eu sequer tenho uma mesa para colocar a minha pasta quando eu entro para dar aulas? Sabe que eu, há dois anos, comprei um projetor para dar aulas? Que nós rasgamos as calças ao sentar nas carteiras, por causa dos pregos? Que o computador pessoal que eu uso para dar aulas também saiu do salário que deveria ir para a minha família? Sabe que na minha universidade não existe nenhuma calçada para as pessoas andarem? O sr. imagina qual é a situação dos laboratórios dos cursos em que eu ministro aulas, que são cursos tradicionais, reconhecidos nacionalmente, e que não foram contemplados pelo reuni? É, são ruins. Não são péssimos, sabe o por quê? Porque os professores, por mérito pessoal e muito trabalho, trazem recursos de pesquisa para dentro dos laboratórios (caramba, isso é desvio de recursos! dá cadeia?). 
O sr. sabe, é claro, que o perfil desejável do professor universitário federal é que ele seja doutor, com dedicação exclusiva (é impedido de fazer bicos para completar o salário), pesquisador, orientador e extensionista, e que além das aulas de graduação, forme mestres e doutores. 
Qual é o perfil do profissional que o sr. precisa para executar essa missão? Eu lhe digo. Esse profissional, economicamente falando, é alguém que não teve a competência para achar nada melhor para fazer com a sua vida. É alguém que não foi capaz de passar em um concurso para ascensorista do senado. É alguém que não conseguiu ser agente de saúde quando terminou o segundo grau, por exemplo. Sim, eu “tenho” carro e eu “tenho” casa. Eu me alimento bem. Meu carro é velho (tem seis anos) e ainda vou demorar dois anos para acabar de pagar. Minha casa é velha também e eu ainda vou levar treze anos para pagar. Essas dívidas consomem quase 50% da minha renda familiar. Tenho que pensar antes de decidir sair para almoçar em um restaurante. e o pequeno detalhe é que tanto eu como a minha esposa somos professores universitários federais e doutores com dedicação exclusiva. Topo da carreira. Bom, mas eu tenho uma perspectiva, não é? De progredir na carreira e melhorar meu salário? Perspectiva? Não, não tenho. Não vejo nenhum futuro promissor. Essa carreira que o governo me oferece não irá melhorar a minha vida, a não ser um pouco, no momento mágico da progressão em que eu me tornar professor associado, ou com a utopia de passar pra professor titular (a minha universidade não tem nenhum.Tteve uma vez, nos meus 22 anos de funcionalismo federal em universidades, que eu conheci pessoalmente um titular. deve ser mais fácil achar um jacaré no tietê).eu espero, apesar das minhas deficiências, que o sr. tenha entendido um pouco do porque eu e 45 universidades federais brasileiras estamos em greve.
Desculpe-me se eu não posso elaborar mais, mas tenho um relatório de pesquisa para terminar e alunos de doutorado para atender, apesar da greve. Se eu achar tempo, também preciso ver se abriu vaga para ascensorista.
Um grande abraço, sr. ministro, e obrigado por tudo. 

Jeferson Dombroski(sexta-feira, 25 de maio de 2012) 

Fonte da carta: greveadufersa.blogspot.com.br
Imagens Gifs- google.

terça-feira, 29 de maio de 2012

O Mundo de Sofia é Pura filosofia


Esse é um dos mais belos livros para filosofar. 

O Mundo de Sofia foi um dos mais belos livros que já li e sentir a mais gostosa leitura fluindo a cada folha que eu passava ao ler, por toda a essência e viagem que ele nos leva, as  páginas não são notadas pelo leitor que se envolve completamente nos 35 capítulos brilhantemente escritos. O capítulo começa com  O Jardim do Éden e termina com a A Grande Explosão. Imaginem conhecer os Mitos e os Filósofos da natureza, tentar entender o destino, conhecer Sócrates, Platão, Aristóteles, Atenas, O Helenismo, a Idade Média, O Renascimento, O Barroco, Descarte, Locke, O iluminismo, Kant, O Romantismo, Hegel, Marx, Darwin, Freud, entre outros e ainda tentar relacionar tudo isso a nosso tempo. É literalmente uma lição de vida. Uma viagem adorável ao mundo filosófico.  O filme O Mundo de Sofia foi lançado em 2008 no Brasil, uma versão cinematográfica do livro.  Lógico que é impossível retratar no filme como está no livro, pois nele contém riquezas de detalhes, peculiaridades descritivas. Se fosse cópia fiel do livro, daria muito mais de 50, 100, 1000 horas de filme. Mas, penso ser  pertinente falar dos filósofos relacionando os momentos do filme, que retrata brilhantemente esses grandes homens do passado.

O filme cai como uma luva para um júri simulado. 

Para os que ainda não leram, uma dica abaixo com a sinopse e um breve resumo(recorte bem delimitado, mas que dar para o gasto cognitivo) fornecido pelo Wikipedia 

Sinopse: O Mundo de Sofia (Sofies verden em norueguês) é um romance escrito por Jostein Gaarder, publicado em 1991. O livro foi escrito originalmente em norueguês, mas já foi traduzido para mais de 50 línguas, teve sua primeira edição em português em 1995, que atualmente se encontra em sua 70ª reimpressão. Somente na Alemanha foram vendidos 3 milhões de cópias.
O livro funciona tanto como romance, como um guia básico de filosofia. Também tem temas conservacionistas e a favor da ONU. Em 1999, foi adaptada para um filme norueguês; entretanto, não foi largamente publicado fora da Noruega. Esse filme também foi apresentado como uma minissérie na Austrália, se não em outros lugares. Também foi adaptado para jogo de PC pela Learn Technologies em 1998.

Resumo do livro: Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para alguém chamada Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de "lição" em "lição", o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo surpreendente.



Segunda parte do vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=Nmmv2YbsFYM 


Assista ao filme!

Baixe o livro: http://filoczar.com.br/o_mundo_de_sofia.pdf

Boa leitura!