quinta-feira, 22 de março de 2012

ABCiber/2011-Oficina de vídeo caiu nas redes

O V Simpósio ABCiber/2011 aconteceu em Florianópolis(SC)  no Centro de Cultura e Eventos e no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina, onde foram apresentadas palestras, mesas temáticas, plenárias especiais, comunicações de artigos científicos, oficinas e exposições de arte. Tudo estava aparentemente normal quando nos intervalos do evento eu não conseguia ficar olhando pro nada, então decidir: uma oficina apenas não dar, vou fazer duas. Bom, fui a secretaria e a oficina que ainda tinha 1 vaga era:Vídeos em Saúde Mental na Web 2.0 - cuja ementa no folder estava :"esta oficina pretende discutir as possibilidades geradas pela utilização de ferramentas midiáticas, sobretudo com a criação dos espaços de compartilhamento de vídeos na Internet (Youtube, Vlogs, Myspace etc.), e seus possíveis usos no âmbito da saúde mental. Isso será feito através de um processo prático de experimentação e reflexão". Olhei, pensei, repensei e decidi... Bom, tem web 2.0 no meio, deve ser boa(risos)!!
Na apresentação dos participantes conheci: o cineasta Eduardo que me encantou quando disse que organizou os arranjos cinematográficos do filme RIO(filme infantil onde as aves vivem uma aventura e aprendem sobre o valor da amizade, do amor e da coragem- AMO!!),a psicologa Mariana, a "palestina" Sheyla, o Paraibano Pedro estudante de cinema e a mestranda em comunicação Juliana que era da organização do evento, enfim ficou claro: eu era a única professora pesquisadora(aluna do mestrado), tudo que se discutia logo vinha a pergunta:"E na educação em PE como vocês veem isso" ? E a UFPE como discute isso? etc. Enfim, já que o foco era saúde mental decidir socializar sobre educação especial, afinal também fui professora por 4 anos da área. O que eu não imaginava é que iria ser filmada e foi exatamente isso que aconteceu. A única da oficina que representava os professores, não sei o que pensaram sobre educação tecnológica na UFPE, mas o claquete e as perguntas eram consecutivas. Por fim, eu já não sabia quem eu era, já não bastava o resfriado e frio fiquei tensa e parecia que tinha tomado diazepan com a luz, câmera e ação....será que fui contaminada com os laudos psiquiátricos? Afinal de contas bem diz CURY: 'De médico e louco todo mundo tem um pouco".
A FioCruz lançou o vídeo nas redes e aí está minha produção de vídeo(entre um claquete e outro) e no final a entrevista(kskss)

Edição da FioCruz. http://vimeo.com/37968792





quarta-feira, 21 de março de 2012

Síndrome de Down: todos os dias são deles.

Juninho
Um amor que nunca 
esquecerei
Não sou fã de datas comemorativas, embora respeite. Mas é impossível não se lembrar dos 4 anos que atuei com crianças e jovens portadores de necessidades especiais com laudos multisseriados. 


Sou uma pessoa de sorte, pois sempre em minha vida profissional tive oportunidades diversas em lecionar para diversos públicos de classes menos favorecidas. Sempre estive entre as Instituições privadas e públicas, o que me oportunizava fazer relações didáticos pedagógicos, discursos das formações continuadas e avaliação dos rótulos e oportunidades de condições entre classes privilegiadas e menos privilegiadas.

No processo eu sempre conseguia relacionar as diferenças existentes entre os lamentáveis e infelizes comentários do tipo: "Se chegar em minhas mãos crianças doentes, eu entrego as estagiárias contratadas".  "Concursada tem direito a uma sala de crianças normais. Quem quer perder tempo ensinando a quem não aprende", entre tantas asneiras que feria a condição humana de qualquer pessoa. Acredito!

Bom, eu sempre fui à estagiária privilegiada. Sim, privilegiada! Era assim que eu me sentia e me sinto a cada turma que eu tenho que assumir porque alguém abandonou, ou pediu transferência para não encarar o "problema sem solução da escola"[ palavras de  ditas profissionais concursadas].

Particularmente eu não conseguia aceitar essa forma de tratamento vindo de uma profissional e em especial quando era Pedagoga. Pois após tantos anos de formação teórica e práticas de estágios, formações continuadas e cursos investidos, eu não conseguia relacionar em que mundo profissionais deste nível estava fazendo na prática educacional.

Uma prática  completamente contraditória a tudo que aprendemos quando ao tocante da afetividade e do respeito ao ser humano; a começar porque a nossa atuação eram  em salas separadas, chamadas de "Sala dos Portadores de Necessidades Especiais", cujo atendimento(avaliação) era realizada por Itinerantes. Que até tentava ajudar, mas  em sua maioria, não tinha condições desejáveis para a atuação necessária. Imagine uma avaliação para incluir uma pessoa numa sala de ditos "normais"? Era esse o trabalho. Sempre acreditei que a inclusão escolar vai além de tudo isso. As patologias tem agravantes e atenuantes. Ao meu ver o atendimento deveria ser especializado com profissionais capacitados em suas especificidades. Pois enquanto professores realizamos imensos relatórios após laudos médicos de especialistas, já que dependem do olhar pedagógico. Caberia a essa questão um olhar mais apurado tanto de cunho pedagógico quanto científico as patologias, e  mais sensível a vida (des)humana que essas crianças estão expostas na sociedade. 

Algumas perguntas me veem a mente, do tipo: Quando vão respeitá-los se os separam do convívio com os demais? E se incluir como penso que deve, quais serão as medidas pedagógicas e acordos legais a se cumprir? Fico também a pensar na formação dos docentes os quais tenho observado. Bom, a vida é uma carrossel, não sabemos quantos giros irá dar para chegar a uma decisão definitiva de como ficará o futuro dos" incluídos"/excluídos. Excluídos porque se na prática tudo é diferenciado, como entender uma inclusão escolar com essa prática: O lanche, o recreio, o contato com os demais = Tudo em horários e ações diferenciados.  Analise!

Mas, vamos entender  por que a data 21/03 foi pensada para entendemos a Síndrome de Down. 


Trabalho Voluntário! 
Onde eu vou deixo um pouco de mim.
Se não sentiram é porque não 
compreenderam
a dimensão do amor que coloco
 em tudo que faço.

Todo ser humano possui um total de 46 cromossomos. O que significa?

Significa que temos a multiplicação  de  23 pares de cromossomos. 

Como explicar a Síndrome? 

É um acidente genético provocado por uma alteração dos pares de cromossomos da célula humana, especificamente a do “par” 21,  por possuir uma célula a mais que forma 3 cromossomos. 



Explicando: Temos  23 pares de cromossomos.  O cromossomo de número 21, visto como “par” pela linguagem (23 pares) é alterada para 3 cromossomos que chega ao total de 47. 

É essa alteração,  por fugir da regra normal que constitui ou forma a Síndrome. 
Em resumo - Um dito “normal” tem 46 cromossomos e um portador da Síndrome de Down tem  47. 


O que tem a ver a data 21/03 com a Síndrome de Down? 

A data revela a explicação da Síndrome. Porque 21 é célula alterada e 3 é a quantidade da alteração dos cromossomos. 

Quais os pressupostos teóricos da Síndrome de Down?

De acordo com Beiguelman (1990, p.185) muito antes que a relação genética com a síndrome de Down fosse descoberta, John Langdon Down, um médico inglês, descreveu essa condição como um conjunto distinto de características. Em 1866, diferenciou a síndrome de Down de outras condições, observando algumas das características comuns a ela associadas, como cabelos lisos e finos, nariz pequeno e face alargada. Down é também responsável pela sua denominação de “mongolismo”. Ainda segundo Beiguelman (1990, p.217) historicamente, sabe-se que, vinte anos antes da descoberta da Síndrome de Down, ela havia sido descrita pelo pesquisador e cientista Séguin, em 1846, sob o nome de “idiotia furfurácea”.

Ao longo dos anos, muitos outros termos foram usados, entre eles o popular “idiotia mongolóide”. Essas e outras denominações depreciativas não são mais empregadas hoje em dia, muito embora o meio escolar e comunidade ainda precisem ser lembradas de que a síndrome de Down não se refere a alguém que é infeliz ou inferior. Na verdade pouquíssimas pessoas conhecem ou percebem que o termo “Síndrome de Down” foi definido em homenagem ao médico que fez à sua primeira descrição, após longas pesquisas.

A verdadeira inclusão escolar propõe que todos os dias sejam deles. 


Salve, 21/03/2012.
Ciber@braço! Josivania Freitas.



quinta-feira, 1 de março de 2012

Aula de Matemática




Que tal brincar de professor de matemática?
Vamos resolver alguns problemas.


Problema nº1


Um professor trabalha 5 horas diárias, 5 salas com 40 alunos cada. Quantos alunos ele atenderá por dia?

Resposta: 200 alunos dia.





Se considerarmos 22 dias úteis. Quantos alunos ele atenderá por Mês?

Resposta: 4.400 alunos por mês.





Consideremos que nenhum aluno faltou (hahaha) e, que em cada um deles, resolveram pagar ao professor com o dinheiro da pipoca do lanche: 0,80 centavos, diárias. Quanto é a fatura do professor por dia?

R: 160,00 reais diários.





Se considerarmos 22 dias úteis. Quanto é faturamento mensal do mesmo professor?

R: Final do mês ele terá a faturado R$ 3.520,00.




Problema nº2


O piso salarial é 1.187 reais, para o professor atender 4.400 alunos mensais. Quanto o professor fatura por cada atendimento?

Resposta: aproximadamente 0,27 mensais

(vixe, acham que valemos menos que o pacote de pipoca)... continuando os exercícios...





Problema nº3

Um professor de padrão de vida simples,solteiro e numa cidade do interior, em atividade, tem as seguintes despesas mensais fixas e variáveis :

Sindicato: R$12,00reais

Aluguel: R$350,00reais (pra não viver confortável)

Água/energia elétrica: R$100,00 reais (usando o mínimo)

Acesso à internet: R$60,00 reais

Telefone: R$30,00 reais (com restrições de ligações)

Instituto de previdência: R$150,00 reais

Cesta básica: R$500,00 reais

Transporte: sem dinheiro

Roupas: promocionais

Quanto um professor gasta em um mês?

Total das despesas: R$1.202,00

Qual o saldo mensal de um professor?

Saldo mensal: R$1187,00 - 1202= -15 reais, passando necessidades



Agora eu te pergunto:


- Que dinheiro o professor terá para seu fim de semana?
- Quanto o professor poderá gastar com estudos, livros, revistas, etc.
- Quanto vale o trabalho de um professor??
- Isso é bom para o aluno???
- Isso é bom para a educação pública do Brasil??









sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ayanna libera a índia


    Inicio do desfile- cut cut da mamãe..tão tímida
Antes de sair de casa- felicidade!
Desde ontem Ayanna(minha bebê) falava do desfile carnavalesco de sua escola, estava empolgada porque tinha que ir a festa vestida de índia. Essa escolha se deu após minha bebê ver uma foto minha vestida de índia e numa tribo. "Mamãe que quero dessa roupa pra festa"! Ainda falei que era melhor outra roupa porque nas lojas não tinha mais, foi só emoção até
encontrar a fantasia, mas enfim conseguir!
Liberou a atriz com Jú
Não precisa dizer o quanto ela ficou feliz quando cheguei em casa com a fantasia, era tanto " mamãe eu te ama"!(é assim que ela fala), a noite foi longa pra ela porque as 05:30h Ayanna estava com todo gás: "Mamãe já dormiu, tá na hora da festa da minha escola"! Aff!!quase choro de tanto sono, enfim tarefa de mãe ninguém substitui...
Bom, chegamos a escola e a mesa e o palco estavam prontos. Os jurados a postos e as crianças era só festa, gritos, corre-corre,brincadeiras,etc.
Ayanna frevando!!!






Iniciou o desfile com diversas categorias, o infantil I representava originalidade e simpatia. Ayanna passou um tempo na passarela do frevo tímida, quase chorando e correu pro meus braços dizendo:"mamãe eu estou pelada? Cadê minha
blusinha"? Até esse momento ela não se deu conta como se vestia um índio, expliquei e ela disse: "eu sou índia é mamãe?"Respondi que sim e ela liberou a atriz oculta, subiu na passarela e desfilou toda sorridente, frevou e sambou. E a mãe boba só fazia rir e aplaudir.
Recebendo medalha

O resultado final do desfile foi lindo! Minha bebê ganhou em 1º lugar na categoria: Originalidade e recebeu o título de garota simpatia recebendo como prêmio uma medalha. Ayanna causou surpresa a todos, pois embora seja o xodó das tias é uma menina tímida na escola e dificilmente quer participar de atividades culturais, essa foi o início de uma superação.
O legal de tudo isso é que minha linda bebê representou bem as origens, tenho certeza que se a bizavó tivesse por aqui, estaria mais que orgulhosa...a vó ficou toda chorosa...e a mamy aqui se encheu de orgulho da produção mais rica que já fez durante toda a vida.


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

South Park - Facebook

Não poderia deixar de publicar em meu blog o desenho do South Park. O desenho não só é divertido como provoca uma excelente reflexão, podendo levar a um gostosa discussão. Eu particularmente, amei!
No nosso grupo Filtros Educação & Aprendizagem XXI no facebook, o amigo Helez Merlin deu a dica. Obrigada.

Vamos refletir?


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

RESUMO DA ABNT/2011



NORMAS ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS
DISSERTAÇÕES, TESES, TCC,TGI, entre outros.
Dissertação: é um documento que representa o resultado de um estudo científico de tema único e delimitado. É realizado sob a coordenação de um orientador (doutor), visando à obtenção do título de mestre.

Tese: documento que representa o resultado de um estudo científico de tema único e bem delimitado; deve ser elaborado com base em investigação original, é feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa à obtenção do título de doutor.

Trabalhos acadêmicos (Trabalho de Conclusão de Curso – TCC,Trabalho de Graduação Interdisciplinar - TGI, Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização/Aperfeiçoamento): é um documento que representa o resultado de um estudo. Onde expressa o conhecimento de um determinado assunto escolhido, e que deve ser obrigatoriamente emanado de uma disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa entre outros. É realizado sob a coordenação de um orientador.

ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS

PARTE EXTERNA: Parte que antecede o texto serve para nortear o leitor na identificação e utilização do trabalho.
1-CAPA (OBRIGATÓRIO): Deve constar os dados na seguinte ordem:
1-    O nome da IES/ Unidade acadêmica e curso;
2-     Nome do autor(a); Título do trabalho(centralizado);
3-    Local/Cidade;
4-    Data(Ano de depósito ou da entrega)

2-LOMBADA(SE NECESSÁRIO)

PARTE INTERNA/ ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS:
3-FOLHA DE ROSTO(OBRIGATÓRIO):
*No Anverso da folha deve constar:
1-autor(a);
2-Título;
3-Natureza/dissertação-objetivo, aprovação, nome da IES a que é submetido, área de concentração.
4-Nome do orientador precedido da palavra “orientador”/titulação, local(cidade), data/ano depósito.
4-ERRATA (OPCIONAL)
5-FOLHA DE APROVAÇÃO(OBRIGATÓRIO)
6-DEDICATÓRIA(OPCIONAL)
7-AGRADECIMENTO(OPCIONAL)
8-EPÍGRAFE(OPCIONAL)
9-RESUMO DA LÍNGUA PORTUGUESA(OBRIGATÓRIO): Deve conter de 150 a 500 palavras(teses, dissertações,tcc, relatórios científicos).
*De 100 a 250 para os artigos de periódicos.
A norma não especifica o espaçamento entre linhas; sugere-se o espaçamento simples entre linhas.

10-RESUMO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA(OBRIGATÓRIO)
11-LISTA DE ILUSTRAÇÕES(OPCIONAL):Deve seguir a ordem do texto.
12-LISTA DE TABELAS(OPCIONAL): Deve seguir a ordem do texto.
13-LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS(OPCIONAL):Deve seguir ordem alfabética.
14-SUMÁRIO

**ELEMENTOS TEXTUAIS
1-INTRODUÇÃO- Visão global do trabalho. Nela deve constar o problema, hipótese, objetivos delimitando-os na justificativa do texto.
2-DESENVOLVIMENTO- Corpo do trabalho que visa apresentar a pesquisa. É realizado através de capítulos. O número dos capítulos é de responsabilidade do autor(a).
3-CONCLUSÃO.

NORTEANDO PONTOS RELEVANTES DA ABNT
COMO ORGANIZAR A ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS

1-MARGEM DO TEXTO:
Para o anverso:
Esquerda e Superior: 3,00 cm
Direita e Inferior: 2,00 cm
Espaço: 1,5

Para o verso:

Direita e Superior: 3,00 cm;
Esquerda e Inferior: 2,00 cm.
*Recuo do parágrafo: a norma NÃO especifica; sugere-se 1,25 cm (1 tab.)

2-TAMANHO DA FONTE: 12
TIPOS DE FONTE: Times New Roman ou Arial

3-CITAÇÕES:
A ABNT/2011-Sugere fonte 10.
*Para citação de até 3 linhas, com mais de 3 linhas, legendas(ilustrações, tabelas, quadros,etc) e notas de rodapé.
*Sendo sugestão, compreende-se que o autor X orientador poderão optar pela fonte 11. Tudo dependerá da questão estética do texto com a fonte escolhida (arial ou times).

DIFERENCIANDO AS CITAÇÕES:
1-Para citação de até 3 linhas: A citação é em negrito, Usa-se “aspas” e  referência. Exemplo: “o ser é, e o não ser, é o devir a ser”. (HERÁCLITO, 1990, p.25).

2- Para citação com mais de 3 linhas/ direta ou longa:  Recuo de 4 cm da margem esquerda. Espaçamento simples. Texto justificado. Sem parágrafo e sem aspas. Um(1) espaço simples antes e depois da citação.

Não há pesquisa sem ensino, nem ensino sem pesquisa, pesquiso para conhecer o que não conheço e divulgar ou anunciar as novidades. Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino. (FREIRE, 1999, p. 48).

ILUSTRAÇÕES:  A identificação é sempre no topo da página.

* Pode ser centralizado ou alinhado a esquerda.

Quadro 1- Ditados populares na versão acadêmica
Fonte: Autoria própria adaptado de VERDADE (2011)

*OBS- 1- Se for de autoria própria deve citar a fonte abaixo da imagem e não cita na referência. 
2- Se autoria é adaptada cite o autor em caixa alta (exemplo acima)
3- Se for de outra autoria deve citar em ambos os lugares.


DICAS IMPORTANTES: Os capítulos devem iniciar na folha ímpar e a numeração das folhas a partir da Introdução.


REFERÊNCIAS: Usar espaço simples e separadas entre si por um(1) espaço simples. Organizar em ordem alfabética.

*Disponível em PDF no 4Shared(clique na foto ao lado e baixe)

*Resumo com referência na ABNT 2011.
Josivania Freitas.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Ditados populares na versão acadêmica


1- Amigos, amigos, bolsas à parte.
2- É melhor um artigo publicado do que dois no prelo.
3- Antes só do que mal orientado.
4- A pressa é inimiga da pesquisa-ação.
5-Recurso aprovado não se olha a fonte.
6-Diga-me qual o seu grupo de pesquisa que te direi quem és.
7-Para um bom pesquisador meia referência basta.
8- Não adianta chorar sobre o edital vencido.
9- Em terra de mestre quem tem doutorado é rei.
10- As capas das teses podem enganar.
11- A ocasião faz a comissão.
12- O laboratório do vizinho é sempre melhor equipado.
13- O protocolo é o pai de todos os vícios.
14- Antes tarde do que perder o edital.
15- As más notícias chegam via protocolo.
16- Azar no CNPq sorte na sua faculdade.
17-  Projeto fraco em editais duros tanto se envia até que é aprovado.
18- Artigos passados não movem o Lattes.

Fonte: www.verdadepre.com.br

Pense que elaboração graciosa....Adorei!

Dicas legais no blog do Mattar-confiram!

Essa dica vai especialmente para a turma da licenciatura a distância E- letras- 7º período.

joaomattar.com

Apreciem os maravilhosos vídeos, orientações, artigos, entre outros.

No blog do professor João Mattar você terá diversas possibilidades.

Curtam!!

Abraço virtual!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012