|
Educação a distância/ Online; Plataforma Moodle, Ensino Híbrido, Estratégia Remota e Metodologias Ativas; Estilos de Aprendizagem, de Coaprendizagem e de Uso do Espaço Virtual; Coaprendizagem, Formação de Professores, Pedagogos, Psicopedagogos, Especialistas em Educação Especial e Inclusiva e Pedagogia Hospitalar
Páginas
- Página inicial
- SUBMISSÃO DE ARTIGOS
- EAD-PE. Multimeios Didáticos
- Jogos no Ensino da Matemática/UNESP
- ABNT
- Publicação em Periódicos- Dicas!
- Congressos/Eventos Diversos
- Publicações Gerais/ Autorias e co-autorias
- Coleção Educação Especial Inclusiva
- Obras de Lacan
- Tutoriais de Como fazer "Mala direta"
- Tutoriais "como fazer sumários na Word"
- Vídeo Aulas- Normas da ABNT
- Um pouco de mim
- Software de Libras -Acessibilidade Brasil
- Filmes para Educação Especial/ Relação com Sinopse
- ´Técnicas de leitura dinâmica
- Obra Completa de Paulo Freire
- Filmes Pedagógicos e Outros Diversos/online
- Biblioteca Básica com 204 Obras/dicas de leitura para Educação Infantil ao Ensino Médio
- 100 Livros Clássicos
- PODCAST English
- PODCAST de Literaturas
- Projeto Político Pedagógico
- Etapas de um Projeto Didático
- Etapas do Projeto de Intervenção
- 101 links para aprender qualquer idioma gratuitamente
- 67 Livros e Manuais sobre cultura digital, mídias e educação
- 305 Literaturas Diversas/PDF-Ensino Fundamental e Médio
- 285 Liivros de Comunicação e Cultura Digital e mais 30 Livros de Comunicação
- Livros Educação e Cultura Midiática
- USP-3 mil livros para download
- 371 Livros grátis sobre Web2.0 e Mídias sociais/PDF etc-Ensino Superior
quinta-feira, 1 de março de 2012
Aula de Matemática
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Ayanna libera a índia
Inicio do desfile- cut cut da mamãe..tão tímida |
Desde ontem Ayanna(minha bebê) falava do desfile carnavalesco de sua escola, estava empolgada porque tinha que ir a festa vestida de índia. Essa escolha se deu após minha bebê ver uma foto minha vestida de índia e numa tribo. "Mamãe que quero dessa roupa pra festa"! Ainda falei que era melhor outra roupa porque nas lojas não tinha mais, foi só emoção até
encontrar a fantasia, mas enfim conseguir!
encontrar a fantasia, mas enfim conseguir!
Liberou a atriz com Jú |
Bom, chegamos a escola e a mesa e o palco estavam prontos. Os jurados a postos e as crianças era só festa, gritos, corre-corre,brincadeiras,etc.
Iniciou o desfile com diversas categorias, o infantil I representava originalidade e simpatia. Ayanna passou um tempo na passarela do frevo tímida, quase chorando e correu pro meus braços dizendo:"mamãe eu estou pelada? Cadê minha
blusinha"? Até esse momento ela não se deu conta como se vestia um índio, expliquei e ela disse: "eu sou índia é mamãe?"Respondi que sim e ela liberou a atriz oculta, subiu na passarela e desfilou toda sorridente, frevou e sambou. E a mãe boba só fazia rir e aplaudir.
Ayanna frevando!!! |
Iniciou o desfile com diversas categorias, o infantil I representava originalidade e simpatia. Ayanna passou um tempo na passarela do frevo tímida, quase chorando e correu pro meus braços dizendo:"mamãe eu estou pelada? Cadê minha
blusinha"? Até esse momento ela não se deu conta como se vestia um índio, expliquei e ela disse: "eu sou índia é mamãe?"Respondi que sim e ela liberou a atriz oculta, subiu na passarela e desfilou toda sorridente, frevou e sambou. E a mãe boba só fazia rir e aplaudir.
Recebendo medalha |
O resultado final do desfile foi lindo! Minha bebê ganhou em 1º lugar na categoria: Originalidade e recebeu o título de garota simpatia recebendo como prêmio uma medalha. Ayanna causou surpresa a todos, pois embora seja o xodó das tias é uma menina tímida na escola e dificilmente quer participar de atividades culturais, essa foi o início de uma superação.
O legal de tudo isso é que minha linda bebê representou bem as origens, tenho certeza que se a bizavó tivesse por aqui, estaria mais que orgulhosa...a vó ficou toda chorosa...e a mamy aqui se encheu de orgulho da produção mais rica que já fez durante toda a vida.
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
South Park - Facebook
Não poderia deixar de publicar em meu blog o desenho do South Park. O desenho não só é divertido como provoca uma excelente reflexão, podendo levar a um gostosa discussão. Eu particularmente, amei!
No nosso grupo Filtros Educação & Aprendizagem XXI no facebook, o amigo Helez Merlin deu a dica. Obrigada.
Vamos refletir?
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
RESUMO DA ABNT/2011
NORMAS
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS
DISSERTAÇÕES,
TESES, TCC,TGI, entre outros.
Dissertação: é um documento que
representa o resultado de um estudo científico de tema único e delimitado. É
realizado sob a coordenação de um orientador (doutor), visando à obtenção do
título de mestre.
Tese: documento que
representa o resultado de um estudo científico de tema único e bem delimitado;
deve ser elaborado com base em investigação original, é feito sob a coordenação
de um orientador (doutor) e visa à obtenção do título de doutor.
Trabalhos acadêmicos
(Trabalho de Conclusão de Curso – TCC,Trabalho de Graduação Interdisciplinar -
TGI, Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização/Aperfeiçoamento): é um documento
que representa o resultado de um estudo. Onde expressa o conhecimento de
um determinado assunto escolhido, e que deve ser obrigatoriamente emanado de
uma disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa entre
outros. É realizado sob a coordenação de um orientador.
ESTRUTURA
DE TRABALHOS ACADÊMICOS
PARTE EXTERNA:
Parte
que antecede o texto serve para nortear o leitor na identificação e utilização
do trabalho.
1-CAPA
(OBRIGATÓRIO): Deve constar os dados na seguinte ordem:
1- O
nome da IES/ Unidade acadêmica e curso;
2-
Nome do autor(a); Título do
trabalho(centralizado);
3-
Local/Cidade;
4-
Data(Ano de depósito ou da entrega)
2-LOMBADA(SE
NECESSÁRIO)
PARTE INTERNA/ ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS:
3-FOLHA
DE ROSTO(OBRIGATÓRIO):
*No
Anverso da folha deve constar:
1-autor(a);
2-Título;
3-Natureza/dissertação-objetivo, aprovação, nome da IES a
que é submetido, área de concentração.
4-Nome do orientador precedido da palavra
“orientador”/titulação, local(cidade), data/ano depósito.
4-ERRATA
(OPCIONAL)
5-FOLHA
DE APROVAÇÃO(OBRIGATÓRIO)
6-DEDICATÓRIA(OPCIONAL)
7-AGRADECIMENTO(OPCIONAL)
8-EPÍGRAFE(OPCIONAL)
9-RESUMO
DA LÍNGUA PORTUGUESA(OBRIGATÓRIO): Deve conter de 150 a 500
palavras(teses, dissertações,tcc, relatórios científicos).
*De 100 a 250 para os artigos
de periódicos.
A norma não especifica o
espaçamento entre linhas; sugere-se o espaçamento simples entre linhas.
10-RESUMO
DA LÍNGUA ESTRANGEIRA(OBRIGATÓRIO)
11-LISTA
DE ILUSTRAÇÕES(OPCIONAL):Deve seguir a ordem do
texto.
12-LISTA
DE TABELAS(OPCIONAL): Deve seguir a ordem do texto.
13-LISTA
DE ABREVIATURAS E SIGLAS(OPCIONAL):Deve seguir ordem
alfabética.
14-SUMÁRIO
**ELEMENTOS
TEXTUAIS
1-INTRODUÇÃO-
Visão
global do trabalho. Nela deve constar o problema, hipótese, objetivos delimitando-os
na justificativa do texto.
2-DESENVOLVIMENTO-
Corpo
do trabalho que visa apresentar a pesquisa. É realizado através de capítulos. O
número dos capítulos é de responsabilidade do autor(a).
3-CONCLUSÃO.
NORTEANDO PONTOS
RELEVANTES DA ABNT
COMO
ORGANIZAR A ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS
1-MARGEM
DO TEXTO:
Para
o anverso:
Esquerda e Superior: 3,00 cm
Direita e Inferior: 2,00 cm
Espaço: 1,5
Para o verso:
Direita
e Superior: 3,00 cm;
Esquerda
e Inferior: 2,00 cm.
*Recuo do parágrafo: a norma NÃO especifica;
sugere-se 1,25 cm (1 tab.)
2-TAMANHO
DA FONTE: 12
TIPOS
DE FONTE: Times New Roman ou Arial
3-CITAÇÕES:
A ABNT/2011-Sugere fonte 10.
*Para citação de até 3 linhas, com mais de 3 linhas,
legendas(ilustrações, tabelas, quadros,etc) e notas de rodapé.
*Sendo
sugestão, compreende-se que o autor X orientador poderão optar pela fonte 11.
Tudo dependerá da questão estética do texto com a fonte escolhida (arial ou
times).
DIFERENCIANDO
AS CITAÇÕES:
1-Para
citação de até 3 linhas: A citação é em negrito, Usa-se “aspas” e referência. Exemplo: “o ser é, e o não ser, é o
devir a ser”. (HERÁCLITO, 1990, p.25).
2-
Para citação com mais de 3 linhas/ direta ou longa: Recuo de 4 cm da margem esquerda. Espaçamento simples.
Texto justificado. Sem parágrafo e sem aspas. Um(1) espaço simples antes
e depois da citação.
Não há pesquisa sem ensino, nem ensino sem pesquisa, pesquiso
para conhecer o que não conheço e divulgar ou anunciar as novidades. Sem a
curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo
nem ensino. (FREIRE, 1999, p. 48).
ILUSTRAÇÕES: A identificação é sempre no topo da página.
*
Pode ser centralizado ou alinhado a esquerda.
Quadro 1- Ditados populares na versão acadêmica
Fonte: Autoria própria adaptado de VERDADE (2011)
*OBS-
1- Se for de autoria própria deve citar a fonte abaixo da
imagem e não cita na referência.
2- Se
autoria é adaptada cite o autor em caixa alta (exemplo acima)
3-
Se
for de outra autoria deve citar em ambos os lugares.
DICAS
IMPORTANTES: Os capítulos devem
iniciar na folha ímpar e a numeração das folhas a partir da Introdução.
REFERÊNCIAS: Usar espaço simples e
separadas entre si por um(1) espaço simples. Organizar em ordem alfabética.
*Disponível em PDF no 4Shared(clique na foto ao lado e baixe)
*Resumo com
referência na ABNT 2011.
Josivania Freitas.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Ditados populares na versão acadêmica
1- Amigos, amigos, bolsas à parte.
2- É melhor um artigo publicado do que dois no prelo.
3- Antes só do que mal orientado.
4- A pressa é inimiga da pesquisa-ação.
5-Recurso aprovado não se olha a fonte.
6-Diga-me qual o seu grupo de pesquisa que te direi quem és.
7-Para um bom pesquisador meia referência basta.
8- Não adianta chorar sobre o edital vencido.
9- Em terra de mestre quem tem doutorado é rei.
10- As capas das teses podem enganar.
11- A ocasião faz a comissão.
12- O laboratório do vizinho é sempre melhor equipado.
13- O protocolo é o pai de todos os vícios.
14- Antes tarde do que perder o edital.
15- As más notícias chegam via protocolo.
16- Azar no CNPq sorte na sua faculdade.
17- Projeto fraco em editais duros tanto se envia até que é aprovado.
18- Artigos passados não movem o Lattes.
Pense que elaboração graciosa....Adorei!
Dicas legais no blog do Mattar-confiram!
Essa dica vai especialmente para a turma da licenciatura a distância E- letras- 7º período.
Apreciem os maravilhosos vídeos, orientações, artigos, entre outros.
No blog do professor João Mattar você terá diversas possibilidades.
Curtam!!
Abraço virtual!
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
Digital Youth Portrait: Nafiza
Excelente! Utilizei muito bem....
Agora, é aguardar o resultado.... afinal, 2012 chegou!!
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Aula da Saudade de Filhão
Como toda mãe coruja não podia ser diferente prestigiar Anderson Willyam se preparar para a aula da saudade de sua conclusão do Ensino Fundamental(9º ano). Desde ontem, ainda quando passeávamos no shopping, ele estava ansioso escolhendo presente para a "amiga secreta" e cheio de alegria em concluir o ano e ficar livre das cobranças da exigente mãe(palavras dele) Por mais que eu explique que sou pedagoga na escola em casa sou mãe, ele não aceita. Quer carinho na hora que não assume as responsabilidades com o estudo, então ficou surpreso ao receber da mãe os PARABÉNS pela grande dificuldade enfrentada no ano letivo e que se preparasse porque o couro dele vai arder ano que vem. O soninho da tarde e as madrugadas online no jogo tíbia, etc vão diminuir muito; contudo enquanto professora estava muito feliz porque meu ex aluno superou dificuldades adquiridas por preguiça, afinal dormir o ano letivo foi a maior meta alcançada(risos).Lógico que ele riu a berça!
Bem, falar de meu filhão é um orgulho. Ele é adorável principalmente com a irmã(seu xodó). Durante esses anos, mesmo ausente ou a distância com minhas incumbências procurei administrar o educar, o carinho, a atenção e as cobranças/exigências tudo com muita cautela. Enfim, parece-me que conseguir ao vê-lo se sentir tão independente com essa conquista; embora seja um adolescente(jurando que é homem preparado para vida). Como ele sempre diz, após dá uns pega nas amizades coloridas: "Mãe, minha gata. Me responde com sinceridade, tem coisa melhor nesta vida do que mulher? Eu não tenho culpa é mais forte que eu. Olho para as meninas e me apaixono com facilidade.
Meu olhar é fulminante e ele:
-Não me olhe assim...sou romântico..Heim! Preciso beijar e dar carinho eu sei que elas gostam, eu sinto isso entende?
Bem, além das artimanhas do "maladrinho" é muito observador e tem aprendido leitura labial(um perigo). Na aula da saudade ele informou que aconteceu algo inédito: "O diretor escreveu a palavra saudade com L. Ele falou:
- Mãe, a senhora não sabe. Quando vi a palavra errada me deu uma crise de riso porque ele é o professor mais perfeito da escola e sempre disse pra gente que erros absurdos não se cometem. Fiquei pensando comigo mesmo- e se os caras das letras visse isso? Ainda vi a esposa dele mexendo os lábios pedindo pra ele corrigir a letra...mas lógico que só eu entendi a história, não vi ninguém cometar nada no final da aula.Foi só alegria!! Todos recebemos esse calendário e pelo menos nele a SAUDADE saiu correta.
Esse é meu filho Anderson Willyam........virado no saco de batata.....mas quem vê a cara de anjo nunca deduzirá..vejam ai na foto..........lado esquerdo- quietinho, afastado e cara de homem........corra!!(Risos)
FILHÃO, PARABÉNS! MAMÃE TE AMA MUITO, ÉS MEU ORGULHO E JUNTO A SUA IRMÃ SÃO MINHAS MAIS PRECIOSA FORTUNA.
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Mobile Technology 2011 - clean version
Aprendendo na oficina de Mobile Learning com Marcos Barros- Senac-PE.
Excelente oficina!
Assinar:
Postagens (Atom)