JOSIVÂNIA FREITAS

Educação a distância/ Online; Plataforma Moodle, Ensino Híbrido, Estratégia Remota e Metodologias Ativas; Estilos de Aprendizagem, de Coaprendizagem e de Uso do Espaço Virtual; Coaprendizagem, Formação de Professores, Pedagogos, Psicopedagogos, Especialistas em Educação Especial e Inclusiva e Pedagogia Hospitalar

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sábado, 27 de agosto de 2011

Será que seu PC está sendo controlado por alguém?


10 indícios de que seu PC é um zumbi!



Hoje, botnets têm se tornado uma das principais ferramentas para crimes cibernéticos, já que permitem ataques em grande escala anonimamente.
Uma botnet é uma rede de computadores infectados com códigos maliciosos sendo controlados por um cibercriminoso, com recursos para que trabalhem de forma conjunta. Quando um computador é afetado por um malware do tipo bot passa a ser chamado de “computador robô” ou “zumbi”.
Ao controlar o sistema remotamente, os proprietários das botnets, conhecidos como botherders, podem realizar várias tarefas mal-intencionadas. Entre as principais está a de enviar spam, realizar ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS), hospedagem de arquivos para web sites ilegais (pornografia, pedofilia, warez, cracks, phishing sites, etc.), distribuição e instalação de malware novo e abuso de publicidade online.
A seguir, alguns sinais que podem indicar que o computador faz parte de uma botnet:
1. O cooler funciona em alta velocidade mesmo quando o computador está ocioso: Isso pode indicar que um programa é executado sem o conhecimento do usuário e está usando uma quantidade considerável de recursos. Naturalmente, isto também poderia ser causado pela instalação de atualizações da Microsoft, por exemplo. Outro problema que pode levar a ventoinha a trabalhar é muita sujeira no seu computador ou uma falha da peça.
2. Seu computador demora muito tempo para desligar, ou não desliga corretamente: Muitas vezes, o malware traz erros que podem causar uma variedade de sintomas, incluindo o desligamento do sistema de forma muito demorada ou com falhas imediatas. Infelizmente, erros no sistema operacional ou conflitos com programas legítimos podem também causar o mesmo sintoma.
3. Conteúdo no mural do Facebook não enviado pelo usuário: Há algumas outras razões, como o acesso não autorizado à conta no site, para esse problema. Se você vir isso acontecer, definitivamente precisa mudar sua senha e certifique-se que o sistema não está infectado. O ideal é se certificar que o computador não tenha nenhum malware antes de alterar a senha e não usar a mesma senha do Facebook em vários lugares diferentes.
4. Os aplicativos estão muito lentos: Isso pode acontecer porque os programas ocultos estão consumindo uma grande quantidade de recursos do computador. Mas também pode ser causado por outros problemas.
5. Não é possível baixar atualizações do sistema operacional: Este é um sintoma que não pode ser ignorado. Mesmo que não esteja sendo causado por um bot ou outro malware, se você não atualizar os pacotes de segurança regularmente, o sistema será infectado.
6. Não é possível baixar as atualizações de antivírus ou visitar sites dos desenvolvedores: O malware geralmente tenta evitar atualizações do antivírus e soluções de segurança. O impedimento no acesso ao site do desenvolvedor da solução também é um indicador muito forte da presença de código malicioso.
7. Internet muito lenta: Se um bot está executando no sistema, por exemplo, o envio de grandes quantidades de spam, um ataque contra outros computadores ou upload / download de grande quantidade de dados, o acesso à Internet pode ficar muito lento.
8. Seus amigos e familiares têm recebido e-mails seus que você não enviou: Este pode ser um sinal de um bot ou outro malware, ou sua conta de e-mail foi invadida.
9. Abrir pop-ups e anúncios, mesmo quando não está usando um navegador web: Embora este seja um sinal clássico de adware, bots também podem instalar este malware em seu computador.
10. O Windows exibe no Gerenciador de Tarefas programas com nomes e descrições suspeitas: Usar o Gerenciador de Tarefas requer certo nível de experiência e investigação. Às vezes, um software legítimo pode usar nomes considerados estranhos. Uma entrada no gerenciador de tarefas não é suficiente para identificar um programa nocivo. Embora isso possa ajudá-lo a encontrar malware, medidas adicionais devem ser realizadas para validar os resultados. Remover os processos, arquivos ou entradas do Registro do Sistema, apenas na suspeita de um bot ou outro malware, pode fazer com que o computador nem mesmo inicie. Seja muito cuidadoso ao tomar esse tipo de atitude.
Fonte: ESET
Apesar destes sinais indicarem problemas com malwares no computador, alguns não são exclusivos de computadores que fazem parte das botnets. “Esses sinais também podem ser indicadores de outros tipos de códigos maliciosos, sendo avisos importantes sobre a possível infecção do computador. Para confirmar se é um caso de botnet, é aconselhável verificar o seu computador com uma solução de antivírus”, explica Sebastian Bortnik, Analista de Segurança da ESET América Latina.
Link da fonte: http://infornews.org/
Postado por Josivania Freitas às 19:00 Nenhum comentário:
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Desenvolvimento Histórico da EaD no Brasil.mpg


Maravilhoso!!
Postado por Josivania Freitas às 18:06 Nenhum comentário:
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O aluno virtual e suas competências.mp4



Amei o vídeo!
Postado por Josivania Freitas às 17:32 Nenhum comentário:
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PERFIL DO ALUNO EAD


Muito interessante!
Postado por Josivania Freitas às 17:24 Nenhum comentário:
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EaD - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


Adorei o vídeo!

Pode suscitar uma maravilhosa discussão.
Postado por Josivania Freitas às 17:21 Nenhum comentário:
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¿Tecnología ou Metodología? TICs en la Educación


De nada vale a tecnologia sem a metodologia. Vamos começar a refletir!! Ainda há tempo!
Postado por Josivania Freitas às 17:03 Nenhum comentário:
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APRENDER A APRENDER!!


Uma aula perfeita sempre nos leva a grandes reflexões.
Que esse vídeo sirva de reflexão aqueles que estão envolvidos com o ato de ensinar, apenas. Que tal uma mediação?



Postado por Josivania Freitas às 16:59 Um comentário:
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ENSINO A DISTÂNCIA



VÍDEO MARAVILHOSO!!
Lembro-me de minha inserção na EaD.

Levei esse vídeo em um dos encontros para discutirmos na turma do 6º período na UFRPE- Universidade Federal Rural de Pernambuco- EAD- UAB Pólo- Caucaia-Ceará.

Atividade presencial: produção de uma apresentação colaborativa usando ferramentas tecnológicas.

Inesquecível!
Postado por Josivania Freitas às 16:55 Nenhum comentário:
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SIGNS


Com a maior cara de pau, roubei o vídeo do blog de minha orientadora Ana Beatriz e confesso o crime. A mesma assume ter furtado do blog de uma amigo. Estamos kit! srsrs
O vídeo é Perfeito! Perdão Ana, não resistir a essência.



Postado por Josivania Freitas às 16:18 Nenhum comentário:
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sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O Ensino a distância-Uma virada na Formação.


REVISTA EDUCAÇÃO - EDIÇÃO 172
A virada na formação

O Ensino a Distância já é majoritário entre os novos licenciados em pedagogia e professores das primeiras etapas da educação mas ainda não vem acompanhado de avaliação aprofundada sobre o perfil dos educadores que estão sendo formados

O Brasil forma, atualmente, mais professores para a educação infantil e para o fundamental 1 pela via do Ensino a Distância (EAD) do que pela educação presencial. Dos 118.376 estudantes que concluíram essas habilitações em 2009, 65.354 (55%) graduaram-se por EAD, contra 52.842 (45%) egressos da educação presencial, de acordo com números do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse resultado é inédito e confirma uma tendência já evidenciada na série histórica iniciada em 2005. Daquele ano até 2009, a quantidade de concluintes pelo modelo presencial decresceu, ano a ano, com queda de quase 50% no período (de 103.626 para 52.842). Ao mesmo tempo, a quantidade de formados por EAD cresceu, aproximadamente, 464% (de 11.576 para 65.354). 

Também no que diz respeito à quantidade de docentes em exercício na Educação Básica que estavam matriculados em cursos de pedagogia, aqueles oriundos da formação a distância eram maioria em 2009, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Das 192.965 matrículas, 60% eram em EAD. Em outras licenciaturas, letras, matemática, história, a lógica se inverte. Porém, a diferença a favor do presencial varia caso a caso e, em muitos deles, é inexpressiva.

Em números absolutos, o ensino presencial responde pela maioria dos docentes, mas em termos percentuais, ou seja, como tendência, EAD cresce mais. Entre 2000 e 2009, licenciaturas nesse segmento saíram de 1.682 matrículas para 427.730. No presencial, foram de 836.154 para 978.061. Expansão entre 2000 e 2004 e retração de 2005 a 2009. 

Outro dado relevante refere-se à evasão (ao analisar a quantidade das matrículas e o número de concluintes). Com base nos dados de 2009, em EAD, 20% dos matriculados se formaram (88.194). No presencial foram 19% (188.807). Os dados de formados se referem aos ingressantes de quatro anos antes. 

Universo pantanoso

O fato de termos mais pedagogos e substancial quantidade de professores da Educação Básica graduados integralmente ou obtendo qualificação continuada, mestrado e doutorado a distância exige reflexão. Implica mensurar qual é o crescimento real desse ensino, especialmente, no tangente à licenciatura. Nem entidades civis nem o governo têm acompanhado com precisão essas modificações. Em termos de levantamento quantitativo educacional, relacionado aos docentes, as estatísticas não se consolidam numa instância única. Os estudantes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) são de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. Demais alunos, oriundos do setor particular, assim como egressos dos sistemas estaduais do Ensino Superior, são contabilizados pelo Inep. Cada um dos níveis executivos governamentais tem maneiras distintas de realizar suas verificações com questionários próprios, softwares exclusivos (como a plataforma Paulo Freire) e necessidades particulares de averiguação da informação. O MEC oferece tais dados, mas não há uma mensuração final dos resultados.

A expansão em EAD requer, ainda, verificar quais medidas são adotadas para adequá-la às necessidades dos alunos brasileiros, particularmente, àqueles na graduação, período educacional composto, em tese, por jovens (entre 18 e 24 anos de idade), sem experiência prévia de trabalho, muitas vezes, com formação precária no ensino fundamental. Neste cenário, surgem algumas perguntas: A educação a distância garante uma boa formação pedagógica desses alunos? O país está apto a adotá-la maciçamente como maneira de suprir a carência de professores? E esse professor terá qualidade para educar? 

GRIFO MEU: Por que não garantiria? A Educação a distância deixa de ser Educação porque não existe tempo nem espaço? Ou será que o currículo pedagógico e o design didático não fazem a diferença? A homogeinidade é o problema a enfrentar, pois como suprir a carência de professores não, mas em caráter de apropriação no sentido de juntar o que já existe na formação e vivência de educadores sim. Faz-se necessário que os educadores estejam envolvidos e tenham a competência na área como complementação do que já vivenciam, a EaD não veio para substituir, mas eclementar, sair do anonimato e surgiu não foi a toa, tão pouco atualmente, o seu crescimento foi que surpreendeu e por que será? A massificação é o grande problema, pois qualquer um acha que pode fazer Ead. O problema não está nos aprendizes mas na estrutura da elaboração e mediação dos docentes envolvidos. Ou será que EaD não tem fundamentação nem histórico? Será que vamos continuar rotulando a Ead E o pior, o mais triste é que, quem acha que sabe de EAD não consegue associar ao histórico enraizado educacionalmente, tanto do ponto de vista filosófico, histórico, sociológico e metodológico. Precisamos rever nossos conceitos e percepções do que é visto apenas na aparência, pois está e fazer EaD não é brincar de ferramentas tecnológicas.

Colaboração

O Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão independente, com funções consultivas junto ao MEC emite desde 2008 pareceres ao Ministério para investir em EAD, para combater o déficit docente. Neste ano, o CNE, por meio de uma comissão bicameral, revê as diretrizes da formação de professores em nível superior para atuação na Educação Básica. O trabalho realizado por reuniões mensais entre sete conselheiros das Câmaras de Ensino Básico e Superior tem previsão de término no final de 2011, quando se emitirá um parecer sobre o assunto. O MEC poderá homologá-lo até maio de 2012.

A importância desse modelo de ensino, conferido pelo Conselho, é identificada em outra de suas ações, seu parecer para as novas Diretrizes Curriculares no Ensino Médio, proferido em abril último.
Para Clélia Brandão, presidente da Comissão Bicameral do CNE, o desenvolvimento de EAD na formação dos docentes ou no sistema de ensino é estratégico. "O país precisa para isso de investimento e planejamento integrados entre União, estados e municípios." 
[Grifo meu] Concordo!Chega de prédios fechados, apenas, vamos juntar e diferenciar. Ninguém merece ser preso em seu próprio conhecimento, é necessário interação, socialização, troca constante em diversidades de espaços.

Quando questionada sobre o acompanhamento tanto do professor em sala de aula quanto em seu período de graduação ou especialização, a conselheira diz não haver ferramentas para medir de forma garantida a aprendizagem dos profissionais formados pela via do EAD. "A qualidade precisa ser acompanhada por pais, gestores públicos, pela sociedade", reforça. Ela lembra, porém, o fato de o Brasil ser federativo, com as secretarias de Educação tendo autonomia para avaliar o desempenho dos professores. "Não há como fazer uma determinação nacional daquilo que é específico de cada estado e município. Uma avaliação nacional nesse tema não sanaria deficiências", enfatiza.
[Grifo meu] Exatamente, se cada secretaria exercesse suas funções como deveria, neste aspecto, não chegaria a essas “incógnitas ou questionamentos punitivos” e por algumas vezes descaso- descrença no que  poderá ser o diferencial.


Daí, sua lembrança sobre a importância dos fóruns estaduais de educação. Na visão dela, locais mais indicados para o acompanhamento da oferta do ensino e qualidade profissional resultante dele. "Os fóruns são os espaços mais legítimos para começar a pensar no acompanhamento da qualidade profissional", garante. Ela reforça a importância de tais acompanhamentos não serem provas nacionais, e sim instrumentos para resguardar a educação como direito de todos, e a aprendizagem como direito social. Tudo isso tendo em vista diferenças regionais, metas e objetivos planejados. 
É desse trabalho de "colaboração" entre os entes federados que devem surgir os melhores instrumentos avaliativos. "Gestores universitários, professores, entre outros, precisam estar nesse processo", defende. Ainda neste ano, o CNE promoverá o Seminário para a Avaliação do Desempenho na Educação Básica. A data ainda não foi definida.
A falta de supervisão sobre a qualidade do ensino oferecido aos professores foi um dos aspectos realçados por um estudo publicado pela Unesco em 2009. "Professores do Brasil: Impasses e desafios", coordenado por Bernardete Gatti, da Fundação Carlos Chagas, indicou a incapacidade do governo na fiscalização dos cursos, entre outras conclusões. 
[Grifo meu]Excelentes colocações.

Importação arriscada
A via de simplesmente adaptar o que já existe em outros países não é uma solução recomendada para dar o pontapé inicial a esse tipo de fiscalização. Isso porque há vários fatores bastante distintos daqueles que encontramos aqui. Na Finlândia, por exemplo, país que é referência mundial pela qualidade do sistema educacional, a formação docente é mais longa, com no mínimo cinco anos de duração. São atraídos à docência pela valorização profissional existente por lá. Por estatísticas do governo finlandês, a média inicial do salário do professor é de US$ 2.111,00. "Em função desse tipo de diferença entre os países, acho difícil utilizar qualquer modelo aplicado em outros lugares. Isso é tentar comparar coisas incomparáveis", acredita Clélia. 
[Grifo meu] Só no Brasil que o salário continua miserável é?

Para a atual secretária de Educação do Distrito Federal, Regina Vinhaes Gracindo, um modelo de avaliação possível para a questão da qualidade do professor baseia-se em três etapas: na verificação do credenciamento das instituições de ensino superior (locais de oferta dos cursos); nos concursos públicos (competências exigidas pelas secretarias de Educação); e no processo educativo das escolas. "De qualquer maneira, avaliação não deve ser planejada para a emissão de bônus. Não se trata de premiar ou castigar os avaliados, mas aprimorar o professor", reflete. 

[Grifo meu] Exatamente. E para isso é preciso profissionais competentes na área; como já afirmei EaD não é para qualquer um.

No DF, há 28 mil professores no sistema educacional. Desses, mil não têm curso superior. Para modificar essa situação, foram desenvolvidos programas de capacitação para aprimorar as habilidades docentes. A secretária vê com ressalvas a expansão da EAD entre as licenciaturas. "É uma modalidade importante para a formação continuada, mas não para a inicial. Se possível, a primeira graduação deve ser presencial, seja qual for a licenciatura", diz. O modelo presencial é mais completo por possibilitar maior socialização, estimulando o processo cognitivo e a aprendizagem coletiva, relações menos intensas em EAD, pondera. 

[Grifo meu] Continuo a afirmar: É necessário conhecer de fato os mecanismo, processos, projetos, currículos, profissionais para não se rotular o que não se sabe na prática. Muito fechada idéia que 1ª licenciatura deve ser presencial, quem vai garantir a aprendizagem é o aprendiz, não importa se online ou presencial; quem quer aprender e buscar, faz a diferença em qualquer ambiente. Mas uma vez reforço, A EaD está dissociada da educação por acaso? Enquanto houver pré-conceitos(conceitos concebidos) e preconceito, mesmo, a educação vai continuar em passos lentos ou simplesmente como caranguejo(andando para trás).

Pesquisas sobre o perfil do estudante nas licenciaturas em EAD, no Brasil, são feitas, em grande parte, por universidades particulares ou por pós-graduandos dedicados ao tema. Porém, não há material de investigação acadêmica (ou do governo) conclusivo sobre o perfil desse aluno. Um dos fatores para isso é o crescimento recente da modalidade e o pouco tempo de prática em sala de aula dos formandos. Algumas características dos estudantes que aderem a ela, no entanto, são comuns entre os alunos de licenciaturas e aqueles de outras áreas. 
[Grifo meu] A esse quadro podemos fazer a diferença, pois tudo depende de quem a faz. Ora, se quem consegue gerenciar não ver dissocia a Ead da Educação, o que esperar?

Dificuldades
"No Brasil, EAD se impõe como necessidade, como ocorreu em muitos países", assegura João Carlos Teatini, diretor de Ensino a Distância da Capes. Essa "necessidade" fundamenta-se, entre outros aspectos, pela dimensão continental do território e pela carência financeira de grande parte da população.

No âmbito das licenciaturas, Teatini indica a alta carga horária do professor em exercício como elemento complicador para aperfeiçoamento em cursos presenciais. "Eles enfrentam dificuldades enormes de deslocamento. Não têm tempo para se qualificar. Essa realidade existe nas metrópoles ou cidades afastadas dos centros urbanos." Esse seria um dos "fortíssimos" motivos à aplicação de EAD no aprimoramento do docente. 

[Grifo meu]É interessante essa afirmação de tempo e deslocamento que não dá nem tempo de se qualificar, daí pergunto: Eles ensinam a distância e não podem se qualificar a distância?  E ainda me suscita perguntas quanto aos cursistas: Será que os equipamentos estão sendo disponibilizados e utilizados como deveriam? Existe abertura de laboratórios apropriados para suprir essa carência e evitar tantos deslocamentos nas regiões, estados e município menos favorecidos? Será que antes de pensar em fazer EaD alguém se preocupou ou avaliou como buscar elementos necessários para sua efetivação? Como exemplo: Estrutura dos pólos para atendimento em dias que independem de encontros presenciais. E os tutores presenciais(área técnica) e coordenadores de pólos estão de fato cumprindo seu horário ou/e estabelecendo horários para assistências técnicas dos equipamentos disponibilizados nos pólos, que são mais quebrados do que utilizados? Ou seria só dever do discente ter seu “laboratório” em casa? Comecem a pensar nessas possibilidades que verão o voo apropriado e desejado.

A Capes é a instância responsável pela UAB, iniciativa do governo federal de fomento à modalidade. Suas graduações, basicamente, destinam-se às licenciaturas, para capacitar o professor da Educação Básica, em municípios do interior sem oferta de educação superior pública. Outra ação do governo, o Parfor, está sob a alçada da Capes. Por isso, a posição de Teatini no órgão coloca-o no centro do debate sobre as licenciaturas. Ciente de seu papel, alerta: "Do ponto de vista cronológico, estamos 40 anos atrasados em política pública para EAD ao nos compararmos a outros países" (ver texto na página 32). Nesse hiato, ocorreu um crescimento desenfreado das instituições de ensino superior particulares. Dos atuais professores da Educação Básica, 75% são egressos dessas instituições. "Um dos esforços do governo é conscientizar instituições superiores públicas para se voltarem às licenciaturas, como já fizeram no passado", enfatiza.
Antes de apontar para um problema específico da modalidade a distância, Heleno Araújo, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), introduz o tema com a ressalva de que os investimentos em educação são pequenos e que duplicá-los seria o primeiro passo para melhorar a formação. 
Lembra, ainda, a urgência de verificar como o governo deseja informatizar as escolas. "Muitas delas sofrem com falta de energia. Em vários casos, a rede elétrica não comporta o computador e, às vezes, por falta de segurança, o computador, lá instalado, é roubado. Estamos longe do uso da tecnologia na perspectiva como se coloca em EAD."

[Grifo meu] Amém! Chegaram onde o sapato aperta.

Acesso remoto

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) também destaca a necessidade de observar aspectos de infraestrutura para que o ensino a distância possa cumprir seu papel. "Precisamos oferecer banda larga de qualidade nos estados", pondera Cleuza Repulho, presidente da Undime, para quem as dimensões continentais do Brasil favorecem a modalidade. 

Ao exemplificar seu argumento, ela lembra diálogo com representantes educacionais de Abaetetuba (PA), onde se leva, segundo relatos, 15 dias para visitar todas as escolas da área. "A dificuldade deles é imensa. Vamos desconsiderar esses alunos? Esses professores? Ou as universidades se disporão a ir até os lugares mais remotos?", pergunta.

Apesar de dificuldades técnicas para utilização da internet, o Brasil é o quinto maior país do mundo em conexão à web. E mais: por projeções do Centro de Tecnologia da Fundação Getulio Vargas, até 2012 teremos um computador para cada dois habitantes. Atualmente, há 85 milhões de computadores em uso. 

A despeito de ainda serem incipientes os estudos sobre os egressos da formação a distância ou as métricas para avaliação desse graduado, resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) são utilizados por instituições e entidades defensoras do EAD para reafirmar a qualidade de ensino da modalidade.

Em 2010, a maior nota do Enade, 80,3 pontos, foi alcançada por Antônio Edijalma Rocha Júnior, do curso a distância de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, do Grupo Educacional Uninter. Bem acima da média geral do teste, 45 pontos. Outros levantamentos do Inep apontaram, também, que estudantes em EAD saíram-se melhor em sete de 13 áreas possíveis de comparação entre as modalidades, entre elas biologia, geografia e matemática. Ainda a título de comparação, o Inep analisou, em anos anteriores, o desempenho no Enade dos formandos em EAD e presencial em administração, matemática, pedagogia e serviço social. No geral, o resultado dos egressos da educação a distância foi 6,7 pontos superior ao dos alunos de cursos presenciais. 
Como afirmei: A diferença quem faz é o aprendiz.

Para o presidente do Instituto de Pesquisa e Administração da Educação (Ipae), João Roberto Moreira Alves, os resultados do Enade são indicativos de qualidade do ensino, mas são incompletos. "Os alunos que fazem o exame precisariam ter mais comprometimento." Segundo ele, muitos se submetem ao exame apenas para cumprir uma obrigação, sem compromisso de ter um bom desempenho.

[Grifo meu]Mais Comprometimento em todos os níveis, não só a distância. Quem já não se deparou com alunos na modalidade presencial afirmar que tem direito a fazer quantas chamadas/oportunidade forem necessárias; pois não pode ser prejudicado, por isso ou aquilo.. Não é privilégio só dos que estudam a distância. Não é a própria lei que enfatiza a progressão parcial como direito do aluno?

Prática
A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) é responsável pela supervisão dos cursos da modalidade a distância nas instituições superiores. Criada no início deste ano, absorveu atribuições que antes eram das secretarias de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), de Educação Superior (Sesu) e de Educação a Distância (SEED), essa extinta no começo do ano.
Como os processos de regulação, supervisão e credenciamento das instituições em EAD são relativamente recentes, apenas três instituições foram descredenciadas pelo MEC por não atenderem às condições exigidas de ensino ou funcionamento. Até 2008, de acordo com a Seres, o MEC se concentrou na regulação (credenciamento e autorização de cursos). A supervisão foi iniciada a partir de então, e as instituições supervisionadas foram aquelas com maior número de alunos ou com denúncias significativas. Ou seja, nestes três últimos anos passaram por supervisão 40 instituições. Foram assinados 18 termos de saneamento, ajustes na oferta do ensino e gestão da instituição. Foram fechados 3.800 polos de apoio presencial e extinguiram-se mais de 20 mil vagas de ingresso.

Nessa discussão, Cezar Nunes, pesquisador da Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP (Fafe), agrega outro ponto de reflexão: o fato de o país não ter estabelecido práticas de como os graduandos possam utilizar ferramentas tecnológicas para explorar o conteúdo educacional a ser ensinado nas licenciaturas em EAD. "Fazemos uma formação específica de professores, mas eles não trabalharão a distância. Estarão no presencial, porque assim é a nossa Educação Básica", pondera. 

A educação desenvolve diversas habilidades humanas como a colaboração, pensamento crítico, pesquisas. "Daí a tecnologia ser forte aliada para dinamizar o processo de aprendizagem. Mas essa prática precisa ser mostrada aos professores em sua formação", adverte.



Postado por Josivania Freitas às 15:51 Nenhum comentário:
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