Durante muitos anos
estudei e lecionei a disciplina Filosofia. Edgar Morin é um dos grandes
Educadores em que eu sempre me inspirei nas leituras e admiro. De algumas das
obras que li uma é muito especial: "Os Sete Saberes Necessários a Educação
do Futuro".
Por este motivo decidi deixar algumas concepções do que internalizei e resumi com base no autor adaptando a realidade das turmas para expor no virtual, já que durante meu percurso acadêmico, costumava ler e deixar o registro em um caderno dos livros que me inspirava fazendo-me ter prazer em ler mais e mais....
Inicialmente é importante salientar que a obra "os
Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro" não é
um credo, compreendo que são modalidades que devem ser redefinidas pelo educador.
Para essa afirmativa analisei em discussão, no ensino médio, o texto: "É preciso não destruir a ideia da disciplina"(Filosofia e Sociologia), por Werne Heisenberg (1927), autor que construiu o famoso princípio da incerteza...
Para essa afirmativa analisei em discussão, no ensino médio, o texto: "É preciso não destruir a ideia da disciplina"(Filosofia e Sociologia), por Werne Heisenberg (1927), autor que construiu o famoso princípio da incerteza...
O Primeiro Saber- O Erro e a Ilusão: está
voltado para a assertiva de que a ciência sempre procurou afastar o
erro de sua concepção. Podemos constatar a partir das ações
praticadas, quando tudo que estava errado tinha que ser integrado para
averiguação. Só desta forma poderia ocorrer o avanço. Por isso a
essência do primeiro saber está voltada para o avanço. Sem a busca da descoberta para transformação não sairemos do erro tão pouco das ilusões que podem interferir numa possibilidade de reconhecimento sobre algo.(MORIN,2004, p.19-20).
O Segundo Saber-Conhecimento Pertinente: o que é? Aprendemos
que, o que nos foi legado foi a ideia de fragmentação. O que significa, infelizmente, afirmar é quanto mais fragmentamos as disciplinas, melhor o conhecimento avança. Quanto mais
separamos as ciências da natureza, as ciências da cultura, melhor. Da forma que o sistema deseja, logico. Quer dizer
que a ciência do conhecimento pertinente vai na contramão
dessa ideia É preciso não destruir a ideia da
disciplina, mas reorganizá-las, articular as ideias disciplinares em
outro contexto. A ciência atual já o faz. Assim temos como exemplo: a ecologia é a ciência que
junta áreas de conhecimentos, as mais variadas. O ecólogo tem que ser
simultaneamente um biólogo, antropólogo e filósofo. Pelo menos é necessário essas incumbências do profissional, pois a ideia do conhecimento
pertinente, seria uma forma defendida contra a fragmentação e não para a fragmentação. O que vivenciamos na educação atual, em sua grande maioria, é um verdadeiro tiro pela culatra.(MORIN,2004, p.19-20).
O Terceiro Saber- Ensinar a Condição
Humana: a condição humana está direcionada a seres capazes de crescer intelectualmente pela própria condição de vida humana em que compreende-se estarem prontos para produzir e compreender com seus significados. Tendo em vista que possuem seus limites e afinidades para áreas diferenciada, o que configura uma aprendizagem em complemento do outro enquanto Condição humana e co-criação. Conforme compreende-se o potencial humano caminha em conjunto com outros pela colaboração e interação constituindo saberes.
O Quarto Saber- Ensinar a Identidade
Terrena: nos questionamos: O que é a terra? Logo refletimos: é a nossa terra
pátria. A partir da pergunta direta, percebemos o que realmente é necessário pensar com os educandos. É necessário ensinar que a terra é um pequeno
Planeta que precisa ser sustentado a qualquer custo, a ideia da identidade
terrena está ligada a ideia da sustentabilidade. O que significa
conseguir um Planeta Sustentável? Significa simplesmente ou complexamente
construir um planeta que seja viável a futura geração. Se não conseguimos
manter o planeta sustentável, certamente, dará sinais de irritabilidade. Como
já está acontecendo. (MORIN,2004, p.47-48).
O
ser humano é a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social e
histórico. Esta unidade complexa da natureza humana é totalmente desintegrada
na educação por meio das disciplinas, tendo se tornado impossível aprender o
que significa ser humano. É preciso restaurá-la, de modo que cada um, onde quer
que se encontre, tome conhecimento e consciência, ao mesmo tempo de sua
identidade complexa e de sua identidade comum a todos os outros seres humanos.
(MORIN, 2004, p.15)
O Quinto Saber- Enfrentar as
Incertezas: A ideia cartesiana construiu a hipótese que tudo que é
científico pertence ao membro da certeza. Em 1927 Werne Heisenberg construiu
seu famoso princípio da incerteza, por isso foi agraciado com o prêmio Nobel. E
o que nos diz o princípio da incerteza? Que um determinado elemento atômico
pode se comportar simultaneamente como onda e partícula. Nós, humanos, somos
partículas e onda como seres portadores de muitas multiplicidades.
Precisamos ensinar nas escolas a ideia da incerteza. Nossos aluno(a)s precisam perceber essa fragmentação para avançar suas concepções.O conhecimento científico nunca deve ser um produtor absoluto de certezas, ele deve ser crivado pela ideia da incerteza. A incerteza seria o que comandaria a voz do saber, o avanço da cultura(sem certezas), seria incorporar essa ideia nos ensinos de Geografia, História, Filosofia, Línguas, Química, Física, Matemática. Perceber que tudo que foi criado pelo homem é crivado pela ideia da incerteza. Portanto, cabe refletir, analisar...[...] (WERNE HEISENBERG ,1927).
Precisamos ensinar nas escolas a ideia da incerteza. Nossos aluno(a)s precisam perceber essa fragmentação para avançar suas concepções.O conhecimento científico nunca deve ser um produtor absoluto de certezas, ele deve ser crivado pela ideia da incerteza. A incerteza seria o que comandaria a voz do saber, o avanço da cultura(sem certezas), seria incorporar essa ideia nos ensinos de Geografia, História, Filosofia, Línguas, Química, Física, Matemática. Perceber que tudo que foi criado pelo homem é crivado pela ideia da incerteza. Portanto, cabe refletir, analisar...[...] (WERNE HEISENBERG ,1927).
O Sexto Saber- Ensinar a Compreensão: a ideia deve
ser o fim e o meio da comunicação humana. A compreensão humana deve ser voltada
para comunicação. Se observarmos as instituições de ensino no geral
são caracterizadas pela incompreensão, ou seja, disciplinas que brigam com
outras, departamentos que não se entendem com outros, áreas de conhecimento que
não falam com outras. Seria preciso introduzir o ensino da compreensão nos
currículos de qualquer nível. Poderíamos estender o conceito de compreensão ao
próprio planeta. O planeta precisa de mais compreensão. Hoje olhando para nossa
terra pátria, percebemos que, o que o caracteriza é a incompreensão em todas as
partes; Políticas, Ideológicas, Econômicas e Religiosas.
O Sétimo Saber: A Ética do Gênero
Humano: ética palavra complexa, poderemos resumir dizendo que a
ética significa apenas " Não desejar para os outros aquilo que não
queremos para nós"(Prática). A ética do gênero humano é ANTRO
POÉTICA Logo, ANTROPO= HOMEM. O ensino da antro poética deveria
ser introduzido nas escolas, pois ela está ancorada em três segmentos:
Primeiro- Indivíduo, Segundo- Sociedade e Terceiro- Espécie. Portanto
precisaríamos encontrar uma antro poética que religasse indivíduo,
sociedade e espécie e não os mantivesse separados como nos dias atuais.
Referência: MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro.2004.