segunda-feira, 21 de outubro de 2019

INCLUSÃO SOCIAL NA ÁREA EDUCACIONAL


“Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais”. ( Peça de teatro: Vozes da Consciência, BH).

Sábado, 19/10, aconteceu o último encontro da disciplina- "Inclusão Social na Área Educacional", na UNINABUCO-Recife-PE.

Gratidão as especializandas( professoras, coordenadoras e diretoras) que não desistem de aprender. Alunas acessíveis às mudanças, pois compreendem que não podem permanecer usando métodos que não contemplam práticas mais ativas no processo de ensino e aprendizagem. Temos novas demandas de aprendizes imersos as tecnologias digitais. Se não houver leveza, sensibilidade e flexibilidade para entender que receitas não existem, será difícil compreender as competências exigidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para atuar pedagógica e psicopedagogicamente. É necessário inovar, mas sobretudo com a consciência didático-pedagógica do que pode ser significativo no processo para aprendizagem. 

Vivência nos três encontros:



PS: A BNCC-  é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.

5 comentários:

Unknown disse...

Encontros de aprendizagem de métodos de como lidar com a sociedade q ainda traz em sua raiz o preconceito e lutas q devemos enfrentar mostrando q todos merecemos respeito e fazer valer o direito de todos pois somos iguais .

Unknown disse...

Como diz a frase 'Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais . As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais. E a disciplina vem nos enriquecer a ter um novo olhar para com o próximo se colocar no lugar do outro aí sim entenderemos q respeitar e ter de fato a igualdade.

Unknown disse...

Tanto a disciplina quanto as metodologias abordadas, foram de suma importância para termos uma visão holística diante das práticas pedagógicas que apenas tem afinalidade de integrar e tentarmos superá-las fazendo a diferença em nossas salas de aulas, pois a inclusão conjuga igualdade e diferenças como valores indissociáveis.

Unknown disse...

No meu ver,a Disciplina de Educação Especial e Inclusiva,foi bem repassada a partir de Atividades de Estudos que mostraram problemáticas reias,as quais foram bem esclarecidos e debatidos pelos grupos. Além de algumas atividades dinâmicas,onde foram aplicadas estratégias inclusivas. Todo Conteúdo foi rico e de fácil compreensão,apesar do pouco tempo de Carga horária.A professora se dispôs a tirar dúvidas e a ajudar no que fosse possível.O material apresentado foi muito bom,mas volto a insistir no tempo de estudo em relação à Carga horária.

Tatiana disse...

Apesar de ser uma carga horária de 30h, sendo um tempo bastante resumido para tantos conteúdos importantes, a disciplina foi de fundamental importância para o nosso currículo, as estratégias aplicadas foram essenciais e que só acrescentou em nosso aprendizado. Além das discussões em grupos em sala de aula e apresentações orais dos Cases, o uso da tecnologia e o contato com a sala virtual para o desenvolvimento das atividades, só veio a somar e enriquecer ainda mais nosso conhecimento com o ambiente virtual.